Jornalistas arrecadam 90 mil para ajudar repórter a pagar indenização a Gilmar Mendes

Redação
Publicada em 09/05/2022 às 19:10
Gilmar Mendes ficou chateado porque Rubens Valente citou as ligações dele com Daniel Dantas Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Amigos e colegas de profissão do jornalista Rubens Valente estão organizando uma vaquinha para ajudá-lo a quitar uma dívida de 310 mil reais com Gilmar Mendes. O ministro do STF processou o repórter pelas informações publicadas no livro "Operação Banqueiro", publicado em 2014. A história foi revelada pela Agência Pública. Em apenas dois dias de campanha, conseguiram 90 mil reais em doações.

A obra de Valente mostra os bastidores da Operação Satiagraha, que levou o banqueiro Daniel Dantas à cadeia. O livro traz dados sobre as ligações questionáveis que ele mantinha com autoridades, incluindo Gilmar Mendes. As informações foram retiradas dos processos gerados pela investigação e também de declarações públicas dos envolvidos.

Gilmar Mendes não gostou de ver o próprio nome associado à imagem do banqueiro, embora as informações do livro estejam documentadas e o ministro seja citado apenas lateralmente. Ele abriu um processo pedindo indenização a Rubens Valente e à Editora Geração, que publicou a obra. A ação foi negada em primeira instância, mas o ministro recorreu e conseguiu reverter o resultado.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) deu ganho de causa a Gilmar Mendes e estipulou o valor da indenização. Valente recorreu da sentença, mas perdeu no Superior Tribunal de Justiça, que ampliou novamente o valor, alcançando a quantia atual.

No STJ, os ministros Luis Felipe Salomão, Raul Araújo, Paulo de Tarso Sanseverino, Ricardo Villas Bôas Cueva, Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro votaram com o relator, Antonio Carlos Ferreira. A ministra Nancy Andrighi se declarou impedida.

No STF, os colegas de toga do ministro, na Primeira Turma, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Rosa Weber seguiram o relatório de Alexandre de Moraes e mantiveram a sentença e o valor. A única exceção foi Luís Roberto Barroso, que não votou.

Também determinaram que, se Rubens Valente ou a editora quiserem tentar novos recursos, serão obrigados a pagar 10% do valor da causa atualizado para cada petição. Como o caso já transitou em julgado, há pouco que o jornalista ou a editora possam fazer para evitar o pagamento a Gilmar Mendes.

Antes desse julgamento, o STF já tinha ordenado que novas edições do livro só possam ser publicadas com a íntegra da petição de Gilmar Mendes e da sentença que condenou Valente, o que inviabiliza a republicação do livro - são mais de 200 páginas de conteúdo que pouco têm a ver com o objeto da obra, descaracterizando-a.

Quem é Rubens Valente

O jornalista Rubens Valente é um dos principais repórteres investigativos do Brasil. Produziu reportagens sobre os governos de Jair Bolsonaro, Michel Temer, Dilma Rousseff, Lula e Fernando Henrique Cardoso. Além de "Operação Banqueiro", é autor de "Os fuzis e as flechas - história de sangue e resistência indígena na ditadura militar".

Valente já conquistou 17 prêmios, incluindo o Esso de Reportagem. Até abril, era colunista do portal Uol, onde publicava textos exclusivos sobre investigações envolvendo políticos.

Para contribuir, é possível encaminhar um depósito de qualquer valor para a chave aleatória ajudarubens.

Leia a íntegra das últimas decisões do STF e do STJ a respeito do caso de Rubens Valente:

Partido discute a formação de uma federação com PP, mas resiste a incluir o Republicanos

Leia Mais

A gestão Barroso começa a enfrentar, no STF e no CNJ, as primeiras oposições às suas ideias.

Leia Mais

Isolado e ameaçado de perder a presidência do partido, deputado ameaça para tentar acordo

Leia Mais

Convocação de ato da esquerda em resposta a Bolsonaro não vai ajudar o governo Lula.

Leia Mais

Vitória de Rueda na disputa pelo comando do União Brasil abre caminho para acordo com PP

Leia Mais

STF determinou o arquivamento de inquérito baseado em delação da Lava Jato, por falta de provas.

Leia Mais

Ex-presidente da Vale busca conselheiros em meio à indefinição sobre o comando da mineradora.

Leia Mais

Lula discute três possíveis destinos para o presidente da Câmara no governo; e seu inimigo chia

Leia Mais

O MP está em disputa interna para definir os escolhidos que disputarão uma vaga no tribunal.

Leia Mais

Decisão de André Mendonça gera expectativa de que conciliação reduza ou perdoe as multas impostas

Leia Mais

PL acredita que ex-primeira dama pode ser candidata em 2026, mas ao Congresso

Leia Mais

André Mendonça fixa prazo para que empresas e governo cheguem a consenso sobre acordos da Lava Jato.

Leia Mais

Quem contou?

26/02/2024 às 12:07

A Paper Excellence quer saber quem vazou decisão do Incra que afeta seus negócios no Brasil.

Leia Mais

Manifestação ajuda na política, mas não reduz as grandes chances de Bolsonaro ser condenado e preso

Leia Mais

Prefeito quer os votos dos bolsonaristas sem carregar o ônus de uma prisão do ex-presidente

Leia Mais