Jornalistas arrecadam 90 mil para ajudar repórter a pagar indenização a Gilmar Mendes
Amigos e colegas de profissão do jornalista Rubens Valente estão organizando uma vaquinha para ajudá-lo a quitar uma dívida de 310 mil reais com Gilmar Mendes. O ministro do STF processou o repórter pelas informações publicadas no livro "Operação Banqueiro", publicado em 2014. A história foi revelada pela Agência Pública. Em apenas dois dias de campanha, conseguiram 90 mil reais em doações.
A obra de Valente mostra os bastidores da Operação Satiagraha, que levou o banqueiro Daniel Dantas à cadeia. O livro traz dados sobre as ligações questionáveis que ele mantinha com autoridades, incluindo Gilmar Mendes. As informações foram retiradas dos processos gerados pela investigação e também de declarações públicas dos envolvidos.
Gilmar Mendes não gostou de ver o próprio nome associado à imagem do banqueiro, embora as informações do livro estejam documentadas e o ministro seja citado apenas lateralmente. Ele abriu um processo pedindo indenização a Rubens Valente e à Editora Geração, que publicou a obra. A ação foi negada em primeira instância, mas o ministro recorreu e conseguiu reverter o resultado.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) deu ganho de causa a Gilmar Mendes e estipulou o valor da indenização. Valente recorreu da sentença, mas perdeu no Superior Tribunal de Justiça, que ampliou novamente o valor, alcançando a quantia atual.
No STJ, os ministros Luis Felipe Salomão, Raul Araújo, Paulo de Tarso Sanseverino, Ricardo Villas Bôas Cueva, Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro votaram com o relator, Antonio Carlos Ferreira. A ministra Nancy Andrighi se declarou impedida.
No STF, os colegas de toga do ministro, na Primeira Turma, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Rosa Weber seguiram o relatório de Alexandre de Moraes e mantiveram a sentença e o valor. A única exceção foi Luís Roberto Barroso, que não votou.
Também determinaram que, se Rubens Valente ou a editora quiserem tentar novos recursos, serão obrigados a pagar 10% do valor da causa atualizado para cada petição. Como o caso já transitou em julgado, há pouco que o jornalista ou a editora possam fazer para evitar o pagamento a Gilmar Mendes.
Antes desse julgamento, o STF já tinha ordenado que novas edições do livro só possam ser publicadas com a íntegra da petição de Gilmar Mendes e da sentença que condenou Valente, o que inviabiliza a republicação do livro - são mais de 200 páginas de conteúdo que pouco têm a ver com o objeto da obra, descaracterizando-a.
Quem é Rubens Valente
O jornalista Rubens Valente é um dos principais repórteres investigativos do Brasil. Produziu reportagens sobre os governos de Jair Bolsonaro, Michel Temer, Dilma Rousseff, Lula e Fernando Henrique Cardoso. Além de "Operação Banqueiro", é autor de "Os fuzis e as flechas - história de sangue e resistência indígena na ditadura militar".
Valente já conquistou 17 prêmios, incluindo o Esso de Reportagem. Até abril, era colunista do portal Uol, onde publicava textos exclusivos sobre investigações envolvendo políticos.
Para contribuir, é possível encaminhar um depósito de qualquer valor para a chave aleatória ajudarubens.
Leia a íntegra das últimas decisões do STF e do STJ a respeito do caso de Rubens Valente:
Governo de Alagoas abate quase metade da dívida da usina falida e procuradores levam comissão de 20%
Leia MaisEm nova ação contra a Lava Jato, Toffoli retira sigilo de caso de gravação de conversas do doleiro
Leia MaisProcuradores da PGFN mudam postura e estendem prazo para análise de desconto em dívida da Laginha
Leia MaisBradesco exige votação que respeite a ordem dos credores na assembleia de credores da Laginha
Leia MaisProcuradores dos EUA avançam criminalmente contra bilionário amigo de Modi após ataque da Hindenburg
Leia MaisConselho Nacional de Justiça aposentou desembargadora envolvida em venda de sentenças
Leia MaisInvestigações tentam encontrar laços de militares que queriam matar Lula com o 8 de janeiro
Leia MaisMilitares e um agente da PF presos queriam matar Lula e Alckmin; Moraes também era alvo do grupo
Leia MaisO mês que marcaria os últimos dias do governo Bolsonaro foi o escolhido para o golpe, segundo a PF
Leia MaisOperação da PF assusta por mostrar que, sob Bolsonaro, militares podem matar adversários políticos
Leia MaisInvestigação da PF mostra que general próximo a Bolsonaro elaborou plano para matar Lula e Alckmin
Leia MaisSenacon tenta limitar publicidade de bets, mas falha ao detalhar eventuais punições.
Leia MaisPF prende um dos seus e quatro militares suspeitos de planejar matar Lula, Alckmin e Moraes em 2022
Leia MaisNa miúda, Anatel libera operadora a migrar de regime em acordo que custou 17 bilhões de reais
Leia MaisCade retira poderes da Paper Excellence para ditar os rumos da Eldorado Celulose, do Grupo J&F.
Leia Mais