Gonet mira Eduardo
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu no domingo ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a abertura de um inquérito para investigar a conduta do deputado Eduardo Bolsonaro, que tem pedido ao governo dos Estados Unidos a aplicação de sanções contra autoridades brasileiras.
Eduardo Bolsonaro deixou o Brasil em 27 de fevereiro com a família, após não conseguir ser escolhido presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Desde então, faz lobby no Congresso e no governo americanos contra o Supremo e o governo Lula por causa do processo contra seu pai, jair Bolsonaro.
Gonet afirma que a investigação é necessária porque Eduardo Bolsonaro tenta, com isso, coagir e intimidar o Judiciário. Pede que Jair Bolsonaro seja ouvido, para explicar se tem ajudado financeiramente o filho no exterior.
Em sua argumentação, Gonet destaca as proporções que o caso tomou. Cita como exemplo a afirmação do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, sobre a possibilidade de sancionar autoridades brasileiras. Segundo o PGR, caso o deputado federal alcance seus objetivos, os alvos das sanções sofrerão "pena de morte civil internacional".
Gonet faz essa afirmação porque sanções dos EUA limitam o tráfego dos sancionados pelo mundo, por conta de acordos internacionais que garantem a prisão ou a proibição de entrada em países aliados e de multas e barreiras financeiras impostas.
A iniciativa de Gonet é uma reação ao pedido feito na semana passada pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias.
Clique aqui para ler o pedido feito por Gonet a Moraes.
PGR dá aval a acordo entre governo Lula e empreteiras da Lava Jato para reduzir valor das multas
Leia MaisAlexandre de Moraes abre inquérito para apurar conduta de filho de Bolsonaro nos EUA
Leia MaisInquérito sobre a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA pode ser armadilha para o governo e o Supremo
Leia MaisDiamante Energia comprou os 20% que a Energias do Brasil detinha da termelétrica no Ceará
Leia MaisPostos com a marca do clube pertencem a pessoas ligadas à distribuidora suspeita de ligação com PCC
Leia MaisZanin nega
Ministro nega pedidos de esposa de lobista e de servidor do STJ em caso de venda de sentenças
Leia MaisAlexandre de Moraes perde a paciência com Aldo Rebelo em depoimento sobre atuação dos militares
Leia MaisAcionistas da JBS aprovam reestruturação e venda de ações na bolsa americana e na B3, em São Paulo
Leia MaisGoverno volta atrás e desiste de elevar para 3,5% o do IOF sobre fundos que aplicam no exterior
Leia MaisNas duas pontas
Falências da Floralco e da Gam se cruzam e colocam administradora judicial na mira de credores
Leia MaisGoverno Lula publica decreto que aumenta alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
Leia MaisGoverno congela despesas para ficar no limite da meta fiscal e respeitar o arcabouço fiscal
Leia MaisComissão reconhece abusos do Estado brasileiro contra a ex-presidente durante a ditadura militar
Leia MaisParte de restaurante de Curitiba que será palco de homenagem à ministra desaba durante temporal
Leia MaisGoverno publica MP que amplia descontos na contatarifa social e promete mais concorrência no setor d
Leia Mais