O operador liberado
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu anular todos os atos processuais relacionados ao empresário Raul Schmidt Felippe Júnior na operação Lava Jato. O magistrado levou em conta os diálogos apreendidos na operação Spoofing. Para Toffoli, elas apontam conluio entre juízes e procuradores de Curitiba que atuaram na investigação.
Os argumentos são basicamente os mesmos que Toffoli usou para anular os processos contra Marcelo Odebrecht. O ministro considerou que os diálogos apreendidos pela Polícia Federal demonstram que os procuradores e os então juízes da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro e Gabriela Hardt, realizaram uma busca ilegal por dados que pudessem comprometer o empresário.
Raul Schmidt foi acusado de pagar propina ao ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada, com o objetivo de favorecer a empresa Vantage Drilling Corporation, no afretamento de um navio-sonda para a petrolífera. O contrato foi avaliado em cerca de 1,8 bilhão de dólares.
O empresário tem dupla cidadania e estava em Portugal quando a Lava Jato decidiu atacar essa investigação. Segundo a defesa de Raul, os procuradores usaram dados bancários recebidos ilegalmente do Ministério Público de Mônaco para embasar as acusações e deflagrar uma operação contra ele e os demais suspeitos.
Toffoli afirma que, sem conseguir a extradição, os procuradores e os juízes passaram a perseguir a filha de Raul Schmidt, com o objetivo de forçar o empresário a deixar o território português e retornar ao Brasil.
Além de trechos das supostas conversas entre os procuradores e os juízes, a defesa de Raul Schmidt argumentou que Moro conduziu de forma diferente as ações movidos contra o empresário, a depender do andamento do pedido de extradição, que acabou negado pelas autoridades portuguesas.
Pelos mesmos motivos, Raul Schmidt já havia sido absolvido na mesma 13ª Vara de Curitiba, mas pelo juiz federal Eduardo Appio, um dos que sucederam Moro no posto. A decisão, porém, foi cassada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que afastou o magistrado das ações da Lava Jato, alegando parcialidade dele - o que foi derrubado posteriormente também por Dias Toffoli.
"Esse vasto apanhado indica que a parcialidade dos Juízes Federais Sérgio Fernando Moro e Gabriela Hardt extrapolou todos os limites, porquanto os constantes ajustes e combinações realizados entre os referidos magistrados e o Parquet apontados acima representam verdadeiro conluio a inviabilizar o exercício do contraditório e da ampla defesa pelo requerente", afirmou Toffoli.
A decisão do ministro foi tomada monocraticamente, ou seja, ainda deverá passar pelo crivo dos demais ministros do STF, em julgamento sem data marcada até o momento. Na atual composição da corte, a tendência é de que a decisão seja mantida, tal como aconteceu com Marcelo Odebrecht.
Leia a íntegra da decisão:
Governador é condenado por abuso de poder político na eleição municipal e pode ficar inelegível
Leia MaisPaulo Dantas prestigia livro de Humberto Martins, cujo genro decidirá o destino do governador
Leia MaisO contragolpe é seu
Campanha da Febraban busca conscientizar cidadãos para prevenir golpes financeiros.
Leia MaisAneel acumula 30 pedidos de vista até o começo de novembro, sem detalhar situação de cada um
Leia MaisAnatel e Fazenda firmam pacto para bloquear bets irregulares, mas não apontam ações práticas
Leia MaisPF prende Marcos Moura, rei do lixo na Bahia e amigo de ACM Neto, por desvios em emendas
Leia MaisCirurgia vai impulsionar discussões de cenários em que Lula não será candidato à reeleição
Leia MaisObras, voos atrasados e incidentes tornam o aeroporto de Congonhas um incômodo no fim do ano
Leia MaisGol lança plano de reestruturação em que pretende lançar novas ações no mercado para reduzir dívida.
Leia MaisPela segunda vez, Caixa escolhe empresa de acusado de manipular mercado para gerenciar microcrédito
Leia MaisAo rejeitar pedido da AGU, ministro mantém impasse entre governo e Congresso por emendas
Leia MaisPaulo Gonet contesta decisão de Dias Toffoli que arquivou ação de improbidade contra vice
Leia MaisDesembargador suspende licença para massa falida da Tinto recorrer à Justiça dos EUA contra JBS
Leia MaisPrograma do CNJ para ampliar a diversidade na magistratura beneficia servidores com salários altos
Leia MaisMovimentos públicos do banco contra dois de seus executivos têm lacunas que causam ruído no mercado
Leia MaisDepois de demitir diretor de marketing, banco acusa ex-CFO de desvios e gera crise com Santander
Leia Mais