Mais uma para a conta de Eike

Redação
Publicada em 27/03/2025 às 14:05
Eike Batista, ex-gigante da mineração, agora lida com criptomoedas Foto: Mateus Bonomi/Agif/Folhapress

Eike Batista terá de arcar com uma dívida tributária de 3,5 bilhões de reais deixada pela falida MMX, uma das empresas de mineração que criou no início dos anos 2000. A decisão foi tomada pela 3ª Turma especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região por unanimidade.

Os 3,5 bilhões de reais são valores atualizados, referentes a uma autuação feita pela Receita Federal em 2012. A Receita considerou que operações acionárias envolvendo a MMX e o fundo estrangeiro Centennial Asset Mining Fund LLC foram uma fraude.

O objetivo da fraude, segundo a Receita, seria evitar a incidência de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e de Contribuição Social sobre Lucro Líquido. Quando a operação foi feita, em 2007, a dívida era de 1 bilhão de reais, sendo 790 milhões de reais de IRPJ e 284 milhões de reais de CSLL.

A esses montantes, foram acrescidas multas previstas no Código Tributário Nacional. Uma delas foi a multa de ofício de 150% sobre os valores devidos. Esse percentual foi posteriormente reduzido para 100%.

Desde que a autuação foi feita, Eike tenta argumentar que o caso é de planejamento tributário. Mas a Justiça Federal do Rio entende diferente desde a primeira instância. Eike tem perdido as discussões jurídicas, ou administrativas, desde então.

Antes de o caso chegar ao Judiciário, o Conselho Administrativos de Recursos Fiscais (Carf), conhecido como tribunal da Receita Federal, já tinha negado as pretensões do empresário. Eike terá de arcar com a dívida bilionária porque, à época da operação, atuava como presidente do conselho de administração da MMX e diretor-presidente da mineradora que ele próprio fundou.

Dono de mineradoras e empresas de petróleo, o empresário Eike Batista chegou a ser um dos homens mais ricos do mundo em 2012. Seus negócios começaram a quebrar em 2014 e ele chegou a ser preso pela Operação Lava Jato em 2017. Hoje, Eike tenta se reerguer no mercado de criptomoedas e com o lançamento de um novo tipo de cana de açúcar.

Inapta a funcionar

27/03/2025 às 18:00

Governo de São Paulo mantém decisão que cassou licença da distribuidora de combustíveis SSOil

Leia Mais

Para o fim da fila

27/03/2025 às 14:09

Supremo adia para maio julgamento de militares e policial acusados de tramar golpe de Estado

Leia Mais

Em acordo, Eletrobras dá mais vagas em conselhos ao governo e se livra de investir na Eletronuclear

Leia Mais

Agora réu, resta a Bolsonaro convoca outro ato por uma anistia que só ele quer e se dizer candidato

Leia Mais

Oficialmente réu

26/03/2025 às 13:31

Primeira Turma do STF aceita denúncia da PGR e torna Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Leia Mais

Amizade suspeita

26/03/2025 às 12:01

Desembargador do TJMT será investigado por relação com advogado acusado de corromper magistrados

Leia Mais

Moraes vota por aceitar a denúncia contra ex-presidente e aliados por tentativa de golpe de estado

Leia Mais

Safra é multado em 2,7 milhões de reais por dar crédito consignado sem clientes pedirem

Leia Mais

Defesa demolida

25/03/2025 às 19:01

Primeira Turma do STF rejeita argumentos para parar ação contra Bolsonaro por golpe de estado

Leia Mais

Contra Broedel

25/03/2025 às 18:20

Itaú entra com terceiro processo contra CFO e cobra 6,6 milhões de reais por contratos não cumpridos

Leia Mais

Assistir ao julgamento na sala do Supremo foi a forma de Jair Bolsonaro demonstrar ainda ter poder

Leia Mais

CNJ afasta por dois anos desembargadora da Bahia investigada na Faroeste por venda de sentenças

Leia Mais

CNJ mantém afastados um desembargador, dois juízes e um servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas

Leia Mais

O jogo da defesa

25/03/2025 às 14:15

Advogados pedem nulidade da delação de Mauro Cid e alegam cerceamento de defesa no caso do golpe

Leia Mais

MP-SP pede que donos de fintechs investigadas paguem por lavar dinheiro para o PCC

Leia Mais