Eike mentor!
O ex-bilionário Eike Batista, que chegou ao posto de sétimo homem mais rico do mundo, segundo a Revista Forbes, decidiu lançar um curso para ensinar o "caminho do sucesso" a outros empreendedores.
O "Eike Xperience" é um evento de mentoria e imersão, no qual os interessados passarão três dias ouvindo o homem que se tornou muito rico, mas perdeu tudo depois de uma série de patacoadas, as quais o levaram até a prisão.
O evento, que já teve ao menos uma edição, é voltado para empresários de todos os níveis e setores, mas nem todo mundo pode participar. Para fazer parte da Xperience, os interessados devem passar por um processo de seleção, promovido pela equipe de Eike Batista. Só alguns serão agraciados com as palestras.
Um vídeo disponível na página oficial do curso mostra Eike chegando de helicóptero a uma casa onde o evento é realizado. Tudo é regado a bons vinhos e refeições que parecem ter saído de um restaurante de luxo.
Na página, Eike só esquece de dizer como perdeu toda a fortuna acumulada e passou a dever, em 2014, cerca de 1 bilhão de dólares. Em vez disso, garante que desenvolveu um método para evitar falhas nos negócios. "Eu desenvolvi um método 360 graus para se falhar o menos possível nessa constelação e, obviamente, checando ativos, aprendi a enxergar com a minha visão raio-x, de sempre buscar eficiência ao extremo, trazendo inovação e tecnologia", diz.
Ele também afirma que quer deixar um novo legado para o país, o de ensinar empreendedores locais a terem o mesmo sucesso dele. "Vou mostrar como criar uma riqueza diferenciada, porque eu sei que tem muitos empreenderes que pensam, querem, têm energia para fazê-lo, mas não sabem como juntar essas peças. Mas eu vou ensinar a vocês", afirma.
Eike Batista era uma das estrelas dos eventos políticos e econômicos da década de 2000. Acumulou fortuna primeiro atuando no setor de mineração de ouro e pedras preciosas. Depois, com a ascensão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao poder, decidiu se aventurar na exploração de petróleo e gás. Boa parte dos empreendimentos foi financiada com dinheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
As empresas do Grupo X, que pertencia a Eike Batista, chegaram a valer mais de 70 bilhões de dólares. Contudo, após a descoberta de que os dados sobre os campos de petróleo que ele havia comprado não correspondiam à realidade, o valor das ações despencou. EIke descobriu o fundo do poço.
Mesmo assim, ainda há quem queira participar da mentoria. Na página do Instagram de Eike Batista, boa parte dos comentários sobre o curso são de pessoas que o elogiam, embora alguns poucos lembrem dos casos de corrupção e fraude envolvendo o nome dele.
O valor do curso não foi divulgado. Para participar, é preciso enviar uma mensagem de WhatsApp para a equipe de Eike Batista e seguir os passos até ser selecionado para uma das vagas.
Nas duas pontas
Falências da Floralco e da Gam se cruzam e colocam administradora judicial na mira de credores
Leia MaisGoverno congela despesas para ficar no limite da meta fiscal e respeitar o arcabouço fiscal
Leia MaisComissão reconhece abusos do Estado brasileiro contra a ex-presidente durante a ditadura militar
Leia MaisParte de restaurante de Curitiba que será palco de homenagem à ministra desaba durante temporal
Leia MaisGoverno publica MP que amplia descontos na contatarifa social e promete mais concorrência no setor d
Leia MaisSem novo prazo, CPI das Bets caminha para o fim com vexames e sem avanços num campo obscuro
Leia MaisBrigadeiro diz que Bolsonaro tentou impedir posse de Lula com apoio das Forças Armadas
Leia MaisIndiciado pela PF por encomendar áudio falso de Lula é recebido por ministro cotado para sair
Leia MaisCNJ dificulta criação de novos complementos salariais para juízes e servidores
Leia MaisCCJ do Senado aprova PEC que acaba com reeleição e estabelece mandatos de 5 anos
Leia MaisEm meio a acusações de credores, Justiça do MT aceita pedido de recuperação judicial do grupo Safras
Leia MaisTribunal de Contas da Bahia contrariou área técnica ao aprovar gestão financeira de 2022 do petista
Leia MaisJustiça americana aprova plano da Gol para se reestruturar e pagar dívida
Leia MaisMoraes diz que há elementos suficientes para abrir ação penal contra militares acusados de golpe.
Leia MaisSTF desmonta, de novo, a tese golpista do poder moderador das Forças Armadas
Leia Mais