Dirceu livre

Redação
Publicada em 29/10/2024 às 09:49
Gilmar Mendes considerou que houve parcialidade de Sergio Moro nas condenações contra Dirceu Foto: Marina Uezima/Brazil Photo Press/Folhapress

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu anular todos os atos da operação Lava Jato contra o ex-ministro José Dirceu. A decisão estendeu ao político petista o entendimento aplicado nos processos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que houve parcialidade do então juiz Sergio Moro, responsável pelos julgamentos dos casos em primeira instância.

Dirceu já foi um dos nomes mais fortes do PT e chegou a ser considerado possível sucessor de Lula dentro do partido, mas a derrocada veio quando o ex-metalúrgico ainda ocupava o Palácio do Planalto, inicialmente pelas acusações relacionadas ao escândalo do mensalão.

Na década passada, com o início das investigações sobre desvios na Petrobras, Dirceu foi apontado pelas autoridades e por parte dos delatores como um dos responsáveis pelo esquema que desviou dinheiro da petrolífera, para abastecer o caixa de partidos e políticos que davam sustentação aos mandatos petistas. Evidências bancárias, fiscais e telemáticas demonstraram que Dirceu recebia dinheiro de empresas e lobistas que ganhavam contratos no governo e em estatais como a Petrobras.

Para Gilmar Mendes, no entanto, a atuação de Moro e dos procuradores da força-tarefa da Lava Jato impediu que Dirceu fosse julgado de forma imparcial. Por isso, o ministro afirma que os atos de Moro contra o ex-ministro devem ser anulados. Dessa forma, mesmo condenações que tenham sido confirmadas por tribunais superiores devem ser igualmente suspensas.

Desde a vitória eleitoral de Lula, Dirceu voltou a exercer influência em Brasília. Na capital, a anistia ao petista não foi surpresa para ninguém.

Contra Trump

01/04/2025 às 12:58

Governo e oposição se unem e aprovam projeto para retaliar tarifas impostas pelos EUA

Leia Mais

Dois desembargadores querem disputar a presidência, mas dependem da posição de Torres Garcia

Leia Mais

Agente da Abin afirma que governo Lula fez operação para hackear autoridades paraguaias

Leia Mais

Rei do Laranjal aparece em evento como representante de empresa que nega ser sua

Leia Mais

Acordo em dúvida

31/03/2025 às 12:27

Deputado da oposição tenta convocar ministra dos Povos Indígenas para falar sobre acerto com Ambipar

Leia Mais

E ainda tem multa

31/03/2025 às 12:19

Primeira Turma do STF forma maioria para obrigar Bolsonaro a pagar por propaganda irregular em 2022

Leia Mais

Moraes encerra investigação contra Bolsonaro por falsificar de cartão de vacinação

Leia Mais

A favor de Palocci

28/03/2025 às 16:04

Dias Toffoli vota para manter sua decisão que anula atos da Lava Jato contra Palocci

Leia Mais

Auditoria no Perse

28/03/2025 às 12:30

Após atingir limite de R$ 15 bilhões, programa será suspenso e auditado pela Receita Federal

Leia Mais

Menos um

27/03/2025 às 21:40

PGR pede arquivamento de investigação contra Jair Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

Leia Mais

Sem conseguir na Vale, governo emplaca ex-ministro da Fazenda no conselho da ex-estatal

Leia Mais

Inapta a funcionar

27/03/2025 às 18:00

Governo de São Paulo mantém decisão que cassou licença da distribuidora de combustíveis SSOil

Leia Mais

Para o fim da fila

27/03/2025 às 14:09

Supremo adia para maio julgamento de militares e policial acusados de tramar golpe de Estado

Leia Mais

Empresário terá de arcar com dívida tributária de 3,5 bilhões de reais da mineradora MMX

Leia Mais

Em acordo, Eletrobras dá mais vagas em conselhos ao governo e se livra de investir na Eletronuclear

Leia Mais