Amigo é para isso
Desde que a Polícia Federal prendeu o empresário Marcos Moura, na semana passada, seu amigo ACM Neto trabalha para manter Thiago Dantas no cargo de secretário de Educação de Salvador. Dantas não está entre os investigados. Aparece no relatório como uma pessoa que atende às vontades de Marcos Moura na prefeitura.
ACM Neto foi prefeito de Salvador entre 2013 e 2021. Fez Bruno Reis seu sucessor na prefeitura. Indicou Thiago Dantas para o cargo. Marcos Moura é seu amigo de longa data.
Marcos Moura foi preso na semana passada na Operação Overclean, suspeito de chefiar o grupo que desviava esquema dinheiro público por meio de contratos com prefeituras, de emendas parlamentares e de contratos do DNOCS (Departamento de Obras Contra a Seca).
Moura atua no ramo de coleta de lixo e, como já mostrou o Bastidor, é amigo de ACM Neto. O político e o empresário, ambos com muita influência no União Brasil, compartilham um avião. ACM Neto não está entre os investigados pela Polícia Federal.
Em 29 de agosto, a Polícia Federal captou dois diálogos que revelam o modo de agir da organização. Num deles, Marcos Moura e Alex Parente - preso na mesma operação - conversam com Thiago Dantas a respeito de um contrato de manutenção em escolas de Salvador, firmado no começo do ano com uma das empresas de Parente.
Consta do relatório da PF que Dantas havia prometido pagar duas de três parcelas pelos serviços prestados ainda este ano. A segunda venceria em novembro. Porém, segundo o diálogo apresentado pela PF, Thiago disse que, no "pior cenário", uma delas poderia ficar para janeiro de 2025.
A incerteza sobre o pagamento faz Marcos Moura pedir a Thiago Dantas que deixe de pagar outras obrigações da Secretaria de Educação para atender à sua vontade. O secretário diz que fará isso. A Polícia Federal não registra no relatório se o pagamento foi feito.
Encerrada a conversa com Dantas, Marcos Moura telefona para Alex Parente e os dois conversam sobre o fato de o secretário colocar dificuldades para a antecipação do pagamento. Moura diz a Alex Parente que, se Dantas não resolver, procurará seu "amigo", o "zero um antigo", caso Dantas não faça o que eles desejam.
A PF afirma que esse amigo é ACM Neto, com base em reportagens, entre elas algumas do Bastidor. A expressão "zero um antigo" seria uma referência ao fato de Neto ser ex-prefeito.
O Bastidor procurou ACM Neto e sua assessoria, mas não recebeu resposta. Aliados disseram que Neto não nega ser amigo de Marcos Moura, mas que não há nenhuma prova contra ele. Classificaram a menção a Neto no relatório da PF como "ilação", "tese" e "inferência".
A PF suspeita que a organização criminosa tenha movimentado quase 200 milhões de reais em quatro anos. Segundo a PF, Alex Parente é o principal auxiliar de Marcos Moura e dono de diversas empresas suspeitas de serem usadas para lavar dinheiro. O grupo é suspeito de subornar agentes públicos e influenciar licitações para ganhar contratos e desviar dinheiro público.
PGR reitera que Bolsonaro e aliados devem se tornar réus por tentativa de romper com a democracia
Leia MaisCongresso tem oito projetos de lei para anistiar Jair Bolsonaro e golpistas do 8 de janeiro
Leia MaisFlávio Dino cobra de ministros dados sobre de pagamentos do governo para Saúde e o Perse
Leia MaisGol anuncia que conseguiu negociar financiamento de bilionário, mas precisa de aval da Justiça
Leia MaisDonos de fintechs com suspeita de ligação com o PCC são denunciados pelo Ministério Público de SP
Leia MaisKassio Nunes Marques pede vista e suspende julgamento que pode cassar a deputada bolsonarista
Leia MaisCom apoio da Rússia, ex-presidente é reeleita presidente do Banco dos Brics, na China
Leia MaisOposição planeja explorar trechos do julgamento de Bolsonaro a fim de vitimizá-lo e bater no Supremo
Leia MaisO CEO do JPMorgan enfrenta constrangimentos no julgamento por fraude de startup comprada pelo banco
Leia MaisSTF tem três votos para condenar deputada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal
Leia MaisGoverno se compromete a pagar 61 bilhões em emendas este ano e acaba com atraso de três meses
Leia MaisAndré Mendonça foi o único que aceitou os pedidos de impedimento de Moraes e Dino
Leia MaisEm um ano, operadoras de planos de saúde aumentaram o lucro líquido em mais de 270%
Leia MaisTJSP anula decisão favorável à Paper Excellence no caso Eldorado e ajuda a J&F
Leia MaisGilmar Mendes argumenta falta de provas e tranca processo contra doleiro investigado na Lava Jato
Leia Mais