O lixo de ACM Neto
Sob a gestão de ACM Neto na Prefeitura de Salvador, lixo não era problema. Era - e é - lucro. Como revelou o Bastidor, a administração do ora candidato ao governo da Bahia concedeu um contrato de lixo para o amigo e empresário José Marcos de Moura. Suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro, Moura empresta o próprio jatinho a ACM Neto. O contrato com a empresa de Moura já custou 174,4 milhões de reais aos cofres de Salvador.
Recolher lixo dá dinheiro a quem é próximo a ACM Neto. Também na gestão dele, a Naturalle Tratamento de Resíduos varreu a concorrência e obteve um contrato que, hoje, soma 235 milhões de reais. E de quem é a Naturalle? Dos filhos do ex-governador Paulo Souto, secretário de Fazenda da Prefeitura de Salvador quando o contrato foi assinado.
A Naturalle é comandada por Vitor e Rodrigo, da prole de Souto. Tem sede na capital baiana e obteve o contrato em 2018. O negócio era dividido com outra empresa, a Limp City Valorização de Resíduos, que ficava com uma pequena parte do contrato.
O contrato original previa o pagamento de 113,8 milhões para a Naturalle. Deveria durar dois anos. No dia do vencimento, em seis de outubro de 2020, a prefeitura renovou a parceria, sem licitação, garantindo mais 113,8 milhões à empresa. Em novembro de 2020, houve um aditivo que ampliou em mais 4,7 milhões a conta a ser paga pelos soteropolitanos. Outro reajuste foi assinado em maio deste ano, elevando em mais 2,6 milhões os pagamentos.
O atual contrato com a Naturalle e com a Limp City deve ser encerrado em setembro deste ano. Até agora, as duas empresas já receberam 192,2 milhões de reais da Prefeitura de Salvador. Desse total, apenas 5,4 milhões foram repassados à Limp City. Todo o restante foi pago à Naturalle.
Paulo Souto saiu da Prefeitura para ajudar ACM Neto em seu projeto de se eleger governador da Bahia. Deixou na Secretaria de Fazenda do município uma pessoa de confiança, para assegurar a manutenção dos contratos dos filhos: o aliado Walter Cairo de Oliveira Filho.
O Bastidor procurou a Prefeitura de Salvador e a Naturalle sobre os contratos. A administração municipal ainda não respondeu. A empresa disse que não participa mais do consórcio que mantinha com a Limp City, mas não forneceu outros detalhes.
Segundo o Portal da Transparência, os pagamentos ao grupo dos irmãos Souto foram realizados até março deste ano. Depois disso, só a Limp City recebeu repasses da prefeitura. Ninguém da Limp City foi encontrado para comentar o assunto.
O ex-secretário Paulo Souto não foi encontrado pela reportagem.
Abaixo, os dois campeões do lixo em Salvador: Marcos Moura (de óculos escuro) e Vitor Souto.
Vida dura a de Jair Bolsonaro em Alagoas. Nem seu aliado, o presidente da Câmara, Arthur Lira, cita o presidente da República em sua propaganda eleitoral.
Leia MaisAliados de Jair Bolsonaro estão receosos com o futuro mandato de Rosa Weber à frente do Supremo Tribunal Federal –ela assume em 9 de setembro, faltando um mês para as eleições.
Leia MaisDeputados federais liberaram 1,5 milhão para ONG cujo registro fica em uma casa em bairro humilde de Aracaju, onde divide o endereço com outras 10 empresas. Mas ninguém foi verificar se havia alguma inconsistência na entidade antes de repassar o recurso.
Leia MaisAliados que trabalham na campanha de reeleição de Jair Bolsonaro elaboram argumentos para levar ao presidente um cenário não tão negativo no próximo encontro, na semana que vem, sobre a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 23.
Leia MaisO principal entrave para a criação da CPI da Educação, cujas assinaturas o senador Randolfe Rodrigues diz já ter completado, tem nome: Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.
Leia MaisSenador conseguiu 28 assinaturas para abrir CPI do MEC, uma a mais que o mínimo necessário. No entanto, em vez de apresentar logo o requerimento, resolveu esperar até a próxima terça-feira. Na última vez em que ficou esperando, governo convenceu deputados a desistirem, liberando emendas paradas.
Leia MaisA pesquisa Datafolha reforçou um sentimento no PT já explicitado para dentro do partido mas negado para fora: a certeza de que Lula vai vencer no primeiro turno.
Leia MaisO ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, segura o apoio do PP à CPI da Petrobras para obrigar o colega Paulo Guedes a embarcar em algo maior: a reforma da Lei das Estatais.
Leia MaisO governo espera encontrar uma solução jurídica ainda neste fim de semana para emplacar os mil reais que pretende dar a caminhoneiros e, agora, o aumento do Auxílio Brasil, que deve ir para 600 reais.
Leia MaisO desembargador Ney Bello, do TRF1, mandou soltar há pouco o ex-ministro Milton Ribeiro, os pastores Arilton Souza e Gilmar Santos, e outros dois investigados por supostos desvios em verbas do Ministério da Educação. Os quatro foram presos preventivamente na quarta-feira (22), por decisão do juiz federal Renato Borelli.
Leia MaisA falta de experiência no setor de petróleo e a validação de cursos de pós-graduação que afirma ter feito atrapalham a vida de Caio Mario Paes de Andrade para assumir a Petrobras esta semana
Leia MaisCom o impacto da prisão de Milton Ribeiro, o presidente Jair Bolsonaro admitiu a auxiliares, que pode indicar uma mulher para ser sua candidata a vice.
Leia MaisA despeito do discurso de Lula, que tem afirmado que vai “abrasileirar” o preço dos combustíveis, o PT vai divulgar um documento para tentar acalmar investidores da Petrobras e o mercado
Leia MaisO ministro Raúl Araújo ficou conhecido nacionalmente após censurar o Lollapalooza. Mas o ministro é conhecido no Superior Tribunal de Justiça como campeão de processos acumulados.
Leia Mais