O avião que paira sobre ACM Neto
O Bastidor mostrou a boa relação que ACM Neto e José Marcos de Moura têm na política baiana. Mas a proximidade entre ambos vai além. O político baiano usa o avião do empresário para suas viagens. A aeronave - de prefixo PP-SKI e que custa quase 3 milhões de reais - tem outro dono além do empresário: João Gualberto, prefeito de Mata de São João e aliado político do neto de Antônio Carlos Magalhães.
A irmã de ACM Neto, Renata Magalhães, afirmou ao Bastidor que o político usa o avião para viagens "eventualmente" porque ela adquiriu "cotas da referida aeronave". Não explicou porque o nome dela não aparece nas certidões oficiais de propriedade do jatinho.
Antes do avião pertencer ao político, ao empresário e a Renata Magalhães, sua posse era registrada junto à empresa Matriz Locação de Máquinas e Equipamentos. A empresa tem como um de seus donos Mauro de Oliveira Prates, primo do ex-vereador soteropolitano Léo Prates (que também é aliado de ACM Neto).
A proximidade com o rei da política baiana é tamanha que uma das empresas de Mauro, a Metro Engenharia e Consultoria, recebeu 152 milhões de reais dos cofres da prefeitura da capital baiana de janeiro de 2013 a fevereiro de 2015 para prestar serviços nas obras municipais.
Depois que Prates vendeu sua participação na aeronave para Gualberto, diversas transferências de posse do avião foram registradas. A última delas, em 9 de fevereiro deste ano, repassou o bem de uma das empresas de Moura, a MM Limpeza Urbana, para a pessoa física do empresário. Novamente: sem nenhum registro oficial de participação da irmã de ACM Neto. A propriedade em pessoa física permite o trânsito de autoridades, o que não é possível para aviões em nome de empresas.
Todo o trâmite foi realizado pela OBA (Organização Brasileira de Asses Aeronáutica), que tem entre seus sócios José Lima Neto. O empresário tem seus laços com a Bahia por conta de sua participação na Central de Abastecimento de Vitoria da Conquista (Ceavic). A cidade também é um reduto político de ACM Neto.
Tanto que a atual prefeita da cidade, Sheila Lemos (que é do DEM), chamou o político para participar de uma de suas reuniões sobre a gestão do município. A reunião ocorreu em 2021, quando o neto de ACM já havia deixado a prefeitura de Salvador e já havia iniciado seu planejamento para tornar-se governador do estado – seu antigo sonho.
O Bastidor procurou João Gualberto e José Marcos de Moura, mas não recebeu qualquer resposta até a publicação desta notícia.
Em nova ação contra a Lava Jato, Toffoli retira sigilo de caso de gravação de conversas do doleiro
Leia MaisProcuradores da PGFN mudam postura e estendem prazo para análise de desconto em dívida da Laginha
Leia MaisBradesco exige votação que respeite a ordem dos credores na assembleia de credores da Laginha
Leia MaisProcuradores dos EUA avançam criminalmente contra bilionário amigo de Modi após ataque da Hindenburg
Leia MaisConselho Nacional de Justiça aposentou desembargadora envolvida em venda de sentenças
Leia MaisInvestigações tentam encontrar laços de militares que queriam matar Lula com o 8 de janeiro
Leia MaisMilitares e um agente da PF presos queriam matar Lula e Alckmin; Moraes também era alvo do grupo
Leia MaisO mês que marcaria os últimos dias do governo Bolsonaro foi o escolhido para o golpe, segundo a PF
Leia MaisOperação da PF assusta por mostrar que, sob Bolsonaro, militares podem matar adversários políticos
Leia MaisInvestigação da PF mostra que general próximo a Bolsonaro elaborou plano para matar Lula e Alckmin
Leia MaisSenacon tenta limitar publicidade de bets, mas falha ao detalhar eventuais punições.
Leia MaisPF prende um dos seus e quatro militares suspeitos de planejar matar Lula, Alckmin e Moraes em 2022
Leia MaisNa miúda, Anatel libera operadora a migrar de regime em acordo que custou 17 bilhões de reais
Leia MaisCade retira poderes da Paper Excellence para ditar os rumos da Eldorado Celulose, do Grupo J&F.
Leia MaisEntidade escolhida sem seleção pública cuidou de organização de evento para 500 mil em Roraima
Leia Mais