À espera da PF

Brenno Grillo
Publicada em 13/06/2024 às 17:49
Em dois meses, TJBA foi inspecionado pelo CNJ e teve duas desembargadoras denunciadas por corrupção. Foto: CNJ/Reprodução

O clima no Tribunal da Justiça da Bahia é o pior possível. Alguns desembargadores dão como certa uma visita da Polícia Federal à corte em breve. Os medo cresceu porque os últimos dois meses foram repletos de notícias ruins.

Na quarta-feira (5), o STJ recebeu mais uma denúncia relacionada à operação Faroeste, que investiga venda de sentenças e grilagem no sertão baiano. A Corte Especial tornou ré a desembargadora Ilona Márcia Reis e a manteve afastada das funções por mais 12 meses.

Ilona responde pelos crimes de associação criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O Ministério Público Federal afirma que ela recebeu R$ 800 mil por decisões em três processos envolvendo imóveis no oeste baiano.

O relator do caso, ministro Og Fernandes, listou como prova a descoberta de decisões e votos em nome de Ilona Reis que sequer tinham sido proferidos. Os documentos foram encontrados com um advogado e um ex-servidor da corte baiana. 

O voto de Og para aceitar a denúncia também considerou relatórios do Coaf com movimentações bancárias atípicas feitas pela desembargadora e comprovantes de depósitos em dinheiro com valores fracionados em diversas contas. 

Em 17 de abril, os já denunciados Maria do Socorro Barreto Santiago (desembargadora), Sérgio Humberto de Quadros Sampaio (ex-juiz), Adailton Maturino dos Santos (empresário) e Geciane Souza Maturino dos Santos (empresária) tornaram-se réus mais uma vez no STJ.

São acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Maria do Socorro também teve seu afastamento renovado até abril de 2025. Segundo o MPF, duas escrituras de imóveis foram fraudadas com anuência de decisões do então juiz Sérgio Sampaio e da desembargadora Ilona. Os pagamentos, continua a denúncia, foram feitos pelos empresários Adailton e Geciane, que usaram laranjas.

O recebimento da denúncia aconteceu cinco dias após Luís Felipe Salomão, corregedor Nacional de Justiça, encerrar uma inspeção no TJBA que quase se transformou em intervenção. A medida mais drástica só não foi adotada porque a diretoria do tribunal convenceu a corregedoria de que colocaria tudo em ordem.

Para além das investigações sobre venda de decisões, a corregedoria do Conselho Nacional de Justiça afirmou ter encontrado um cenário preocupante de desorganização administrativa, que atrapalha o atendimento.

Leia o que o Bastidor já publicou sobre a operação Faroeste:

Acordo da Gol

08/05/2025 às 18:33

Aérea anuncia acerto com um dos maiores credores e dá prazo para fim da recuperação judicial

Leia Mais

Flávio Dino manda CGU aprofundar auditorias e encaminhar casos para Procuradoria abrir ações

Leia Mais

Brasília vazia: cúpula do poder estará em Nova York na semana que vem em eventos privados. De novo

Leia Mais

O Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves

Leia Mais

Em afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro

Leia Mais

Nada de VAR

07/05/2025 às 19:22

Gilmar Mendes nega pedidos para afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Leia Mais

Filho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência

Leia Mais

Câmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas

Leia Mais

Justiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp

Leia Mais

Não pode assinar

06/05/2025 às 19:03

A pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master

Leia Mais

Plano de trabalho prevê votar isenção do IR em julho, mas questões do relator desautorizam otimismo

Leia Mais

Moraes e Fux trocam afagos enquanto STF torna réus mais 7 por participação na trama do golpe

Leia Mais

Alexandre de Moraes vota por receber denúncia contra o núcleo 4 de suspeitos da trama do golpe

Leia Mais

Irritada com demissão do ministro no caso do INSS, bancada do PDT na Câmara deixa base do governo

Leia Mais

Bradesco financia passagens com acesso ao FGTS; governo diz que uso é decisão do trabalhador

Leia Mais