Reunião da Anatel sobre compra da Oi surpreendeu o Cade
A reunião da Anatel que irá discutir a compra da Oi pegou o Cade de surpresa. A autarquia das telecomunicações decidiu, na noite de terça-feira (26), convocar uma sessão extraordinária a ser realizada às 10h desta sexta-feira (28).
Integrantes do Cade ouvidos pelo Bastidor afirmaram que foram surpreendidos pelo anúncio feito tão em cima da hora, apesar de saberem que a Anatel decidiria o tema num futuro próximo. Um deles afirmou que a decisão da agência de telecomunicações é um meio de compensar o "tempo perdido", porque o órgão concorrencial decidirá em fevereiro sobre a compra da Oi por Claro, Vivo e Tim.
Apesar da reunião na Anatel, todas as fontes ouvidas concordam que qualquer decisão que venha a ser tomada pela agência não impactará na análise do caso pelo Cade. Nesta sexta-feira, o órgão que fiscaliza as telecomunicações no país também analisará se homologa acordo para compartilhamento provisório de rede entre Claro, Vivo, TIM, Oi Móvel e outras três empresas subsidiárias até que haja a transferência definitiva da faixa de espectro.
Insatisfações mercadológicas
Os ânimos de parte do Cade com Claro, Vivo e Tim não são dos melhores, como já informou o Bastidor. Alguns conselheiros não estão gostando da postura das empresas. Afirmam que falta vontade às companhias, que estariam esperando uma atitude do conselho para ajustar arestas e viabilizar o negócio.
Um dos conselheiros ouvidos defendeu que remédios propostos pela Superintendência-Geral do Cade sejam ainda mais rigorosos e recebam a companhia de outras medidas. Só que ninguém sabe ainda quais seriam esses complementos. Em novembro de 2021, o órgão propôs - entre outras medidas - que as três operadoras sejam obrigadas a atender todos os assinantes, independente da área de cobertura, e que garantam aos concorrentes o uso dos espectros definidos pela Anatel.
As empresas não concordam com esse endurecimento, segundo dois conselheiros. Um deles, que é a favor de medidas mais rigorosas, criticou as companhias de telefonia por terem sugerido ao Cade seguir nessa análise, como fizeram na aprovação da fusão entre Unidas e Localiza.
Esse conselheiro afirma ainda que os remédios comportamentais propostos até agora "são ridículos", com alguns deles já sendo obrigatórios por determinação da Anatel, e que não há como comparar as duas situações, por envolverem setores diferentes.
Já o conselheiro contrário ao endurecimento defende as empresas. Afirma que o Cade está criando dificuldades em uma análise que já é complexa. "Ausência de vontade não existe. As empresas têm interesse, muito interesse. Mas existe um limite, porque há conselheiro endurecendo demais as exigência por desconhecimento técnico", afirma.
Costa Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes
Leia MaisPor unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte
Leia MaisDireita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos
Leia MaisColegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara
Leia MaisO dossiê da Abin
PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação
Leia Mais2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia MaisConversa a sós na Abin
Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF
Leia MaisComissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre
Leia MaisAneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa
Leia MaisDeputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia MaisDona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia Mais