Mais 30 dias
As empreiteiras que renegociam os termos dos acordos de leniência firmados na Lava Jato ganharam mais um mês para tentar reduzir as multas junto. O pedido foi feito pela AGU (Advocacia-Geral da União) e atendido pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal.
O movimento, que foi antecipado pelo Bastidor, leva em conta principalmente as divergências quanto ao prazo de pagamentos.
A AGU disse que realizou “diversas tratativas com as empresas Nova Engevix, UTC, Andrade Gutierrez, Novonor, Braskem, Camargo Correa e Metha/Coesa, por meio de dezenas de reuniões individuais e coletivas”, mas que “apesar do empenho das referidas instituições e das empresas em alcançar uma solução consensual para o litígio, não foi ainda possível concluir as negociações”.
Essa é a terceira vez que Mendonça dá mais tempo para as renegociações. Inicialmente, as conversas deveriam durar até abril, mas o prazo foi estendido até junho e agora só se encerrará em agosto.
Apesar da iniciativa partir da AGU, a pressão sobre o prazo sempre foi feita pelas empreiteiras. Alguns advogados das construtoras ainda consideram a proposta feita pelos órgãos do governo federal “aquém do esperado”, mesmo após em tese terem chegado a um acordo sobre os valores devidos. A CGU (Controladoria-Geral da União) deu um desconto de até 50% nas multas.
A maioria das empreiteiras já não cumpria regularmente com os pagamentos e, após a posse do o presidente Lula, passou a solicitar a repactuação das dívidas, que ultrapassam os 7 bilhões de reais.
As defesas das construtoras alegam que os acordos foram firmados em um período muito diferente do enfrentado pelas empresas hoje e que as multas se tornaram impagáveis.
Leia o despacho de Mendonça:
O hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia Mais