Só deve passar uma
Das três propostas que atingem o Supremo Tribunal Federal, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está disposto a levar adiante apenas uma delas, a que afeta as decisões monocráticas, dizem seus auxiliares.
As outras duas - a que define mandato aos ministros da corte e a que possibilitaria a revisão de decisões do Supremo pelo Congresso - dificilmente vão adiante.
A PEC das Decisões Monocráticas, como tem sido chamada, veda a possibilidade de um único ministro decidir pela suspensão da eficácia de lei ou ato normativo com efeito geral ou que suspenda ato dos presidentes da República, do Senado, da Câmara ou do Congresso.
A medida é discutida há muito tempo no meio jurídico. Um jurista ouvido pelo Bastidor lembrou que, sozinho, o então ministro —hoje aposentado— Marco Aurélio Mello decidira em 2016 afastar de suas funções o então presidente do Senado, Renan Calheiros.
A grave decisão, que foi afastar sozinho o presidente de um dos poderes da República, não foi obedecida, expondo ao mesmo tempo o Senado e o Supremo.
Segundo seus auxiliares, Pacheco sempre foi sensível ao tema. Embora diga entender o argumento de que neste ambiente político a matéria pode parecer um ataque ao Supremo —e é—, ele a considera legítima.
Afastado, Ednaldo Rodrigues pede ao Supremo que impeça a CBF de escolher seu sucessor
Leia MaisAs gafes da primeira-dama, como a cometida na China, causam problemas a Lula e à diplomacia
Leia MaisEdnaldo Rodrigues recorre ao ministro do Supremo contra a decisão de tirá-lo da CBF
Leia MaisJustiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e pede novas eleições
Leia MaisJ&F e Paper anunciam acordo e encerram disputa pela Eldorado Celulose após 8 anos
Leia MaisMP que cria regras do novo mercado de energia e isenção de tarifa vai atrasar
Leia MaisSuspeito de ser operador de Andreson de Oliveira Gonçalves é preso por obstrução de justiça
Leia MaisFlávio Dino aceita explicação da Câmara sobre frase de Sóstenes Cavalcante em relação a emendas
Leia MaisPrimeira Turma do Supremo condena deputada à prisão por invasão do sistema do CNJ
Leia MaisJustiça da Espanha nega recurso e mantém blogueiro brasileiro livre na Europa
Leia MaisDisputa entre J&F e Paper Excellence pelo conrole da Eldorado Celulose está perto do fim
Leia MaisEmpresário suspeito de operar com Andreson Gonçalves é alvo da PF com pedido de prisão
Leia MaisPresidente da Câmara recorre ao plenário do STF para beneficiar Alexandre Ramagem no caso do golpe
Leia MaisOs laranjas de Andreson
A PF avançou nas relações bancárias e fiscais que dão sustentação ao esquema de venda de sentenças
Leia MaisMorre Pepe Mujica, que foi o melhor dos políticos por fazer o contrário dos outros
Leia Mais