Respirando aliviado

Redação
Publicada em 24/04/2025 às 10:38
O ministro Bruno Dantas (entre Lula e o ministro Rui Costa) votou contra investigar ex-dirigentes responsáveis por comprar aparelhos nunca entregues Foto: Gabriela Biló/Folhapress

O Tribunal de Contas da União decidiu na quarta-feira (23) não investigar Carlos Gabas (PT), ex-secretário-executivo do Consórcio Nordeste, e Valderir Claudino de Souza, ex-gerente-administrativo da entidade que reúne os estados nordestinos, por conta da compra frustrada de 300 respiradores no início da pandemia da Covid-19, em 2020.

A maioria dos ministros acompanhou o voto de Bruno Dantas, que disse ver com "perplexidade" "a possibilidade de o tribunal vir a responsabilizar aqueles que se encontravam na linha de frente" do combate à pandemia cinco anos após o corrido. Segundo ele, não houve dolo ou má fé na compra — dois quesitos essenciais para sustentar uma ação por improbidade administrativa.

A compra gerou uma auditoria porque os equipamentos nunca foram entregues e as empresas envolvidas no negócio não eram especializadas no produto. Uma delas, a Hempcare, focada em tratamentos com cannabis, entrou na mira do TCU. Na sessão de ontem, o ministro Bruno Dantas votou por investigar sua conduta e foi acompanhado pelos colegas.

À época da compra dos respiradores, o consórcio do Nordeste era presidido pelo então governador da Bahia, Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil. O Bastidor mostrou que Costa tentou esconder uma investigação do Tribunal de Contas da Bahia sobre o caso: pediu que o procedimento tramitasse em sigilo, mesmo havendo interesse público por conta dos 50 milhões de reais pagos pelos equipamentos nunca entregues.

O sigilo também foi usado por Rui Costa para firmar um acordo extrajudicial na Califórnia. Neste caso, além da Hempcare, com a empresa Ocean26. O segredo foi baseado em cláusulas ratificadas pela justiça do estado dos EUA e só foi descoberto porque a procuradoria do governo da Bahia teve que informar o ato ao Tribunal de Contas do estado.

Enquanto negociava na Califórnia, a gestão Costa na Bahia segurava um acordo proposto em solo nacional. A proposta partiu dos investigados, foi feita em julho de 2020 e nunca concretizada.

Os riscos do negócio, como também mostrou o Bastidor, eram conhecidos pela gestão Costa. A ex-procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado afirmou que o governo baiano sabia da fama de um dos nomes envolvidos nessa compra. Mensagens de WhatsApp obtidas pela Polícia Federal durante a operação Faroeste — que investiga a venda de decisões por desembargadores baianos — mostram Lousado dizendo que Cléber Isaac Ferraz, representante das empresas envolvidas, seria “o maior estelionatário da Bahia”.

Este contexto fez com que a Polícia Federal deflagrasse, em 2022, uma operação para colher informações que municiassem sua investigação sobre o caso. Um dos alvos da PF foi Bruno Dauster, ex-secretário da Casa Civil de Rui Costa. No dia da operação, o Consórcio do Nordeste tentou se distanciar da investigação. Disse à época que os investigados não tinham ligação com a entidade.

Com delação de operador de Zé Dirceu, Renato Duque é condenado por receber propina na Petrobras

Leia Mais

Piorou

24/04/2025 às 12:26

Boletim médico diz que estado de saúde regrediu e Jair Bolsonaro vai passar por mais exames

Leia Mais

Lula aceita indicação do presidente do Senado para o comando do Ministério das Comunicações

Leia Mais

O dinheiro sumiu

23/04/2025 às 17:40

Banqueiros são alvos da Justiça, suspeitos de desaparecer com recursos de clientes em paraíso fiscal

Leia Mais

Sem desconto

23/04/2025 às 16:22

PF afasta presidente do INSS por suspeita fraude em descontos de benefícios previdenciários

Leia Mais

Na rota judicial

23/04/2025 às 14:21

Voepass pede segunda recuperação judicial após das operações pela Anac

Leia Mais

Relatório cita ligação do deputado Yury do Paredão com desvio de emendas e compra de votos

Leia Mais

Flávio Dino suspende julgamento sobre perda imediata de bens de ex-executivos da Odebrecht

Leia Mais

Fica para 2034

23/04/2025 às 11:23

CCJ do Senado suspende análise de PEC que acaba com a reeleição para cargos do Executivo

Leia Mais

STF aproveita volta do feriado para decidir se punidos e delatores da Lava Jato podem reaver bens.

Leia Mais

Primeira Turma do STF aceita denúncia conta outros seis aliados de Bolsonaro por tentativa de golpe

Leia Mais

Voto vencido

22/04/2025 às 14:20

Fux volta a divergir dos colegas e diz que trama golpista deveria ser jugada pelo plenário do STF

Leia Mais

Eugênio Aragão, que participou da campanha do presidente, defende delegada da PF acusada de golpe

Leia Mais

Gonet quer réus

22/04/2025 às 11:40

PGR diz que integrantes do Núcleo 2 gerenciaram operações para manter Bolsonaro no poder

Leia Mais

Sem redes sociais

22/04/2025 às 10:45

Primeira Turma do STF proíbe uso de celulares no plenário durante julgamento do núcleo 2 do golpe

Leia Mais