Consórcio do Nordeste e Bahia seguram acordo por respiradores
Está parado nas mãos do governo da Bahia e do consórcio do Nordeste um acordo proposto em julho de 2020 para compensar o calote dado na compra de 300 desses equipamentos para enfrentar a pandemia de Covid-19. A oferta partiu dos investigados pelos desvios no contrato, que foi alvo da CPI do Rio Grande do Norte e motivo de discussão entre senadores na CPI da Pandemia.
As suspeitas, segundo foi destacado por políticos nas duas CPIs, envolvem a sucessão de acordos desfeitos. O primeiro deles, em abril de 2020, envolveu a Hempcare e o governo da Bahia, que presidia o consórcio à época.
O contrato previa a compra de 300 respiradores da China por quase 49 milhões de reais. A operação deu errado. A alternativa da Hempcare foi contratar, em maio do mesmo ano, a Biogeoenergy, que já tinha um protótipo de respirador aguardando validação governamental. O novo acordo, firmado no fim de abril de 2020, previa a entrega de 350 respiradores com pagamento adiantado de 24 milhões de reais. Teve anuência do governo baiano.
A alternativa Biogeoenergy foi tão bem recebida que um acordo de intenções foi firmado entre a empresa e o governo da Bahia para a construção de uma fábrica de respiradores no estado. Mas vieram novos e recorrentes atrasos na entrega dos respiradores.
Alguns dos envolvidos chegaram a ser presos por suspeita de apropriação indevida de dinheiro público - a medida foi convertida pelo STJ em uso de tornozeleira eletrônica.
Foi então que a defesa de Cléber Isaac Ferraz - consultor contratado pelas empresas para fazer representação comercial e transações imobiliárias e investigado no caso - e os advogados de Hempcare e Biogeoenergy levaram ao governo da Bahia uma proposta de acordo.
Previam a entrega de 330 respiradores, de fabricação nacional e modelo diferente dos dois equipamentos previstos anteriormente, mais 24 milhões dos 49 milhões de reais pagos pelos estados na operação. As conversas, capitaneadas pela defesa de Cleber Isaac, duraram até 17 agosto de 2021.
A partir daí, diz o advogado Milton Ventorim, o diálogo foi subitamente interrompido. Ele afirma ao Bastidor que contatou a procuradoria da Bahia para marcar reuniões, mas não foi respondido. Meses após a proposta ter sido apresentada, em outubro de 2021, a presidência do colegiado nordestino passou de Rui Costa para Wellington Dias - desde janeiro deste ano a chefia do grupo está sob a batuta de Paulo Câmara.
A troca em nada afetou o acordo, segundo o advogado de Cléber Isaac. O acordo também foi apresentado à CPI da Pandemia no Rio Grande do Norte, diz Ventorim. O presidente do colegiado potiguar, Kelps Lima, nega que qualquer proposta tenha sido levada aos deputados. "Ele disse que gostaria de devolver, mas não tinha o dinheiro", afirma.
O Bastidor questionou todos os citados na notícia sobre os fatos narrados, mas não recebeu nenhuma resposta até a publicação.
Justiça condena por lavagem executivo do grupo ítalo-argentimo que pagou propina na Petrobras
Leia MaisJBS perde no STJ e Tinto mantém andamento de ação nos EUA para apurar esvaziamento de patrimônio
Leia MaisPrimeira Turma do Supremo Tribunal Federal antecipa em uma semana julgamento de Núcleo 2 do golpe
Leia MaisMinistro é alvo de pressão, mas é poupado em reunião que o presidente Lula teve com senadores
Leia MaisJuízes concederam liminares à distribuidora sem considerar fatos apontados pelo governo de São Paulo
Leia MaisSTJ define que disputa entre J&F e Paper pela Eldorado Celulose fica em Três Lagoas (MS)
Leia MaisCVM proíbe empresário a ofertar sua criptomoeda, vinculada à produção de uma suposta super cana
Leia MaisEx-presidente da Câmara será o relator do projeto que prevê a isenção de IR a quem menos de R$ 5 mil
Leia MaisIndicado por ACM na prefeitura de BH é alvo da Polícia Federal em nova fase da Operação Overclean
Leia MaisCâmara aprova a jato projeto que aumenta poderes do governo para retaliar tarifaço dos EUA
Leia MaisEvento patrocinado pelas Forças Armadas, terá a participação de país que vive sob sanções dos EUA
Leia MaisGoverno e oposição travam projeto do Novo Código Eleitoral e encurtam espaço para debate do projeto
Leia MaisJuiz concorda com a corretora em caso de empresário que a acusa de coagir o filho e causar prejuízo
Leia MaisPesquisa Quaest mostra que até o núcleo do eleitorado do presidente está descontente com seu governo
Leia MaisFachin diverge de Dias Toffoli e vota contra anulação de processos da Lava Jato contra ex-ministro
Leia Mais