O risco Dilma 2

Nonato Viegas
Publicada em 29/03/2023 às 06:00
Lula ainda não conseguiu construir maioria no Congresso Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O assunto é tratado com cuidado nas rodas políticas. O medo dos aliados de centro e centro-direita é que, ao se falar em voz alta, o tema se torne uma profecia autorrealizável. Trata-se do risco da ingovernabilidade no Lula 3, a exemplo do que foi Dilma 2.

A situação do governo é, segundo um deputado aliado do MDB, ruim. Em menos de cem dias, os sinais de deterioração política são muitos. Vão desde a dificuldade do governo de formar maioria no Congresso, desgaste com parlamentares por não liberar cargos e verbas, pressão do PT por um governo mais petista até a tentativa de golpe em 8 de janeiro, que teve a simpatia de setores das Forças Armadas.

Na avaliação deste experiente deputado, o governo ainda enfrenta o desgaste de uma crise econômica, com desemprego em alta, inflação alta e juros altos, além dos atritos com o Banco Central e o mercado, e a ameaça de crise institucional entre Câmara e Senado.

Partidos como o PL e PP nunca foram de oposição, mas seus experientes chefes decidiram investir na distância do governo por considerarem que saem ganhando. “Se o governo estivesse bem, ninguém resistiria”, diz o deputado do MDB.

Para o deputado, Lula se comporta como a ex-presidente Dilma Rousseff se comportou em 2015, após ter sido reeleita: muito menos aberto a ouvir opiniões divergentes e, como já passou pela Presidência, age como se tudo soubesse.

O fim do governo de Dilma, todos sabem, foi o impeachment. Lula, porém, é mais experiente, mas o risco de ficar refém do Congresso, e de sucessivas crises, e não conseguir fazer um bom governo é real.

Relatório cita ligação do deputado Yury do Paredão com desvio de emendas e compra de votos

Leia Mais

Fica para 2034

23/04/2025 às 11:23

CCJ do Senado suspende análise de PEC que acaba com a reeleição para cargos do Executivo

Leia Mais

STF aproveita volta do feriado para decidir se punidos e delatores da Lava Jato podem reaver bens.

Leia Mais

Primeira Turma do STF aceita denúncia conta outros seis aliados de Bolsonaro por tentativa de golpe

Leia Mais

Voto vencido

22/04/2025 às 14:20

Fux volta a divergir dos colegas e diz que trama golpista deveria ser jugada pelo plenário do STF

Leia Mais

Eugênio Aragão, que participou da campanha do presidente, defende delegada da PF acusada de golpe

Leia Mais

Gonet quer réus

22/04/2025 às 11:40

PGR diz que integrantes do Núcleo 2 gerenciaram operações para manter Bolsonaro no poder

Leia Mais

Sem redes sociais

22/04/2025 às 10:45

Primeira Turma do STF proíbe uso de celulares no plenário durante julgamento do núcleo 2 do golpe

Leia Mais

Aba nova

21/04/2025 às 17:23

Departamento de Justiça dos EUA quer forçar venda do Chrome para quebrar monopólio do Google

Leia Mais

A fome acabou

17/04/2025 às 18:59

Glauber Braga encerra greve depois de acordo com Hugo Motta, que garante mais tempo para defesa

Leia Mais

Monopólio na rede

17/04/2025 às 15:14

Justiça dos EUA decide que Google violou leis antitruste no mercado de publicidade digital

Leia Mais

TikTok cria ferramenta de "notas da comunidade" para se alinhar a X e Meta e agradar à Casa Branca

Leia Mais

Fornecedores, pessoal e CEO são sinais de que empresa pode estar por trás de compra de distribuidora

Leia Mais

Governo vai recorrer da decisão da Espanha de não extraditar bolsonarista com ordem de prisão

Leia Mais

Glauber Braga é acompanhado por médicos da Câmara, em protesto contra cassação de mandato

Leia Mais