Nem Lula ajuda o PT

Leandro Loyola
Publicada em 07/10/2024 às 12:00
É a segunda eleição municipal difícil para o PT na gestão de Gleisi Hoffmann Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O resultado das eleições municipais deste domingo (06) não foi bom para o PT. O partido aumentou de 183 para 220 prefeituras, mas nenhuma delas é relevante. O desempenho fica pior porque foi obtido no mandato do presidente Lula, que carrega o partido nas costas. A ausência de Lula das campanhas pode explicar parte desse desempenho, mas não todo.

No quadro geral, o PT perdeu feio em Belo Horizonte, perdeu em Teresina, apesar de ter o governador do Piauí, e perdeu em Goiânia, onde tudo indicava que iria para o segundo turno e foi atropelado pelo candidato bolsonarista. Perdeu também em Porto Alegre e Curitiba e não foi bem no interior de São Paulo.

Foi ao segundo turno na capital paulista com um candidato que não é seu, Guilherme Boulos, do Psol. Disputará o segundo turno com candidato próprio em 13 das 52 cidades onde haverá segundo turno.

É pouco para o partido que tem o presidente da República, a segunda maior bancada na Câmara e o segundo maior volume de dinheiro para gastar nas eleições.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, defende que o partido se recuperou. É verdade: o desempenho foi melhor, mas a comparação é com uma base ruim, das duas últimas desastrosas eleições municipais em 2016 e 2020.

Em 2016, sob os efeitos da Lava Jato, o PT despencou de 643 para 256 prefeituras. Na ocasião, o então prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, perdeu a reeleição para o novato tucano João Doria. Em 2020, o partido teve 8,6% com Jilmar Tatto, seu pior desempenho na cidade. No país, elegeu apenas 183 prefeitos, o pior resultado de sua história. Portanto, crescer este ano, sob o governo Lula, era praticamente obrigação.

O PT está muito longe do seu auge. Nada se compara ao desempenho de 2012, no governo Dilma, quando elegeu 643 prefeitos. Na ocasião, o PT crescia desde 2004. Foi beneficiado pela popularidade recorde de Lula e pelo desempenho econômico ainda razoável do início do governo Dilma. Este ano, nem Lula na presidência foi suficiente.

O PT ainda depende muito de Lula e o presidente não apareceu na campanha este ano porque sentiu o cheiro de derrota de longe. A questão é que o eleitor de Lula não é o mesmo do PT: ele pode votar no presidente, mas quando não é ele na urna eletrônica, as coisas são diferentes. Em São Paulo, parte do eleitorado que votou em Lula em 2022 marcou Ricardo Nunes, do MDB, por exemplo.

O eleitor de Lula não é essencialmente de esquerda. Lula consegue, por exemplo, captar eleitores evangélicos - ainda que menos do que antes do bolsonarismo -, coisa que o PT não consegue.

Sem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid

Leia Mais

Revés no Amapá

24/06/2025 às 15:15

Justiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe

Leia Mais

A defesa da defesa

23/06/2025 às 14:49

OAB-SP escala Alberto Toron para atuar em inquérito contra advogado de Marcelo Câmara

Leia Mais

Sindicalistas resistem às novas atribuições previstas para a corporação na PEC da Segurança

Leia Mais
Exclusivo

Paralela na PF

22/06/2025 às 11:00

Inquérito da 'Abin paralela' abre caminho para investigação contra delegados federais

Leia Mais

Mais indenização

20/06/2025 às 14:58

Justiça determina que homem que ficou cego após cirúrgia de catarata seja indenizado no Amapá

Leia Mais

Dino pede à Caixa, BB e BNB que apresentem soluções técnicas para padronizar pagamento de emendas.

Leia Mais

Ministro do TCU diz a pessoas próximas que Pacheco hoje é favorito para possível vaga no STF

Leia Mais

Novo chefe no Coaf

19/06/2025 às 14:00

Ricardo Andrade Saadi, delegado da PF, assume a presidência do órgão subordinado ao Banco Central

Leia Mais

Culpado por tabela

18/06/2025 às 19:29

Costa Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes

Leia Mais

Suprema segurança

18/06/2025 às 19:07

Por unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte

Leia Mais

Direita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos

Leia Mais

A bronca em Motta

18/06/2025 às 15:00

Colegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara

Leia Mais
Exclusivo

O dossiê da Abin

18/06/2025 às 12:00

PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação

Leia Mais

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais