E a dívida, Lula?
Enquanto o governo Lula busca alternativas para a eleição fraudada de Nicólas Maduro, a dívida da Venezuela com o Brasil aumenta. Pior do que isso: boa parte do que é devido pelo país vizinho ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) tem sido pago pelo contribuinte brasileiro.
A Venezuela deve 780 milhões de dólares, de acordo com informações do próprio BNDES. Desses, 764 milhões de dólares foram desembolsados pelo Fundo de Garantia à Exportação (FGE), vinculado ao Ministério da Fazenda, que tem como finalidade dar cobertura às garantias prestadas pela União nas operações de Seguro de Crédito à Exportação.
Quando financiou exportação de bens e serviços à Venezuela, o governo usou o FGE como garantia em caso de inadimplência -o que era praticamente certo no caso. Já está previsto que o fundo arque com outros 16 milhões de dólares decorrentes de prestações atrasadas. Restam ainda outros 31 milhões de dólares a vencer, sobre os quais também não há previsão de pagamento.
As principais obras no país foram a construção e ampliação do metrô em Caracas, a construção da Siderúrgica Nacional e de um estaleiro, além de um projeto de saneamento do rio Tuy. As empreiteiras que ganharam os contratos foram a Odebrecht (hoje Novonor), a Andrade Gutierrez e a Camargo Corrêa.
O governo brasileiro já sinalizou, mais de uma vez, que aguarda uma proposta de Maduro para saldar o débito. No final do ano passado, o govenro enviou ao Congresso um projeto que autoriza o BNDES a voltar a financiar empresas brasileiras que exportam serviços. O texto repousa na gaveta do presidente da Câmara, Arthur Lira.
O projeto até proíbe o governo de financiar países inadimplentes com a União, mas deixa uma brecha para quando houver a formalização da renegociação da dívida. O presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, já afirmou que a Venezuela poderia quitar seus débitos com fornecimento de energia elétrica e petróleo.
O hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia Mais