A reação do Congresso

Alisson Matos
Publicada em 15/05/2024 às 15:00
Racha entre diretores da agência chegou ao Congresso Foto: Reprodução/redes sociais

Deputados ligados ao setor de mineração planejam ações para por fim ao imbróglio e à disputa interna na Agência Nacional de Mineração, que resultaram na interrupção dos pagamentos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais. O caso foi noticiado com exclusividade pelo Bastidor.

Dois diretores da agência, Mauro Henrique Moreira Sousa e Caio Seabra Filho, estiveram na última terça-feira (14) na comissão de Minas e Energia da Câmara para apresentar suas posições divergentes sobre o tema.

Em dezembro de 2023, o diretor-geral, Mauro Henrique, ampliou o número de cidades com direito a receber o benefício, espécie de royalties do setor. Em abril deste ano, a partir de um voto de Caio Seabra, o colegiado derrubou a decisão e interrompeu os pagamentos, com a justificativa de que municípios que não tinham direito passaram a ser contemplados.

A decisão do diretor-geral veio na esteira de mudanças recentes na legislação que, além de municípios que têm mineração em seus territórios, passou a considerar também beneficiárias cidades afetadas pela atividade produtiva e aquelas que são vizinhas aos produtores de minério. Ele alegou que sua posição está amparada na legalidade.

Deputados demonstraram incomodo com a decisão que interrompeu os pagamentos do Cfem a cidades afetadas por estruturas e aquelas que são vizinhas aos produtores de minério. Prefeitos pressionam os parlamentares pelos recursos que haviam começado a chegar.

Um dos deputados sugeriu a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e outro disse ser possível acionar uma Proposta de Fiscalização e Controle, mecanismo destinado a propor apuração de irregularidades no âmbito da administração pública.

A comissão de Minas e Energia também instalou uma Subcomissão Permanente de Mineração com o intuito de acompanhar, entre outros temas, os pagamentos do Cfem. O grupo também discutirá, como antecipou o Bastidor, um novo código de mineração.

Exclusivo

Laranjas no Pará

30/06/2025 às 10:00

PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho

Leia Mais

Alcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas

Leia Mais

Tribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha

Leia Mais

Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial

Leia Mais

Prefeito na cadeia

27/06/2025 às 11:24

Eduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ

Leia Mais

Felix na Overclean

27/06/2025 às 10:12

PF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia

Leia Mais

Supremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas

Leia Mais

Presidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF

Leia Mais

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam

Leia Mais

Ministro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet

Leia Mais

Em dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula

Leia Mais

Cerco à delação

25/06/2025 às 18:25

Wajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid

Leia Mais

Me deixem pra lá

25/06/2025 às 16:36

Indiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada

Leia Mais