Congresso na briga da ANM
Deputados que compõem a comissão de Minas e Energia aprovaram nesta quarta-feira (24) um requerimento para ouvir diretores da ANM (Agência Nacional de Mineração) sobre a interrupção dos pagamentos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral, uma especie de royalty do setor.
O caso, revelado com exclusividade pelo Bastidor, está no centro de uma disputa entre membros da agência. Na semana passada, o diretor Caio Seabra Filho acusou o diretor-geral, Mauro Henrique Moreira Sousa, de ampliar indevidamente o número de cidades com direito a receber o CFEM. Para Caio e outros três diretores, municípios que não tinham direito a receber passaram a ser contemplados.
A decisão do diretor-geral veio na esteira de mudanças recentes na legislação que, além de municípios que têm mineração em seus territórios, passou a considerar também beneficiárias cidades afetadas pela atividade produtiva e aquelas que são vizinhas aos produtores de minério.
Parlamentares cobram explicações sobre a interrupção das transferências e respostas sobre o que as cidades contempladas devem fazer com os recursos que foram recebidos e usados.
O requerimento do deputado Keniston Braga (MDB-PA) cita nominalmente Mauro Henrique, Caio Seabra e Daniel Pollack, Superintendente de Arrecadação e Fiscalização de Receitas. Durante a votação foi incluído o também diretor Guilherme Santana.
A data da presença dos diretores na comissão será definida em até 15 dias.

Alcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia MaisSupremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas
Leia MaisPresidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF
Leia MaisApesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam
Leia MaisMinistro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet
Leia MaisEm dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula
Leia MaisWajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid
Leia MaisIndiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada
Leia MaisDino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia
Leia Mais