Todos com Zanin

Redação
Publicada em 27/10/2024 às 17:01
Cristiano Zanin atendeu a PGR e vai unificar as investigações sobre esquema de venda de decisões no TJMT, TJMS e STJ Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal vai unificar as investigações sobre um suposto esquema de venda de decisões judiciais que envolve o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, fez o pedido para incluir as investigações sobre a venda de decisões no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) no inquérito já em andamento, que apura casos relacionados ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e ao Superior Tribunal de Justiça.

Andreson Gonçalves é apontado como um dos principais articuladores de negociações de decisões judiciais em Brasília, especialmente em gabinetes do STJ. O relator do inquérito será o ministro Cristiano Zanin, que já é responsável pelas investigações relacionadas ao TJMT e ao STJ.

Segundo investigações, Andreson tinha um esquema de venda de decisões com o advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em Cuiabá (MT) em dezembro de 2023. Nas mensagens encontradas no celular do advogado morto, a Polícia Federal encontrou indícios de que assessores de quatro ministros do STJ também estariam envolvidos no caso. Os ministros do STJ mencionados são Isabel Galotti, Nancy Andrighi, Og Fernandes e Moura Ribeiro.

Como um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou uma movimentação financeira atípica do ministro do STJ Moura Ribeiro, o caso foi encaminhado para o STF.

Moura Ribeiro nega envolvimento no esquema e afirma não conhecer Gonçalves.

Na última quinta-feira (24), a Polícia Federal deflagrou a operação Ultima Ratio, que resultou no afastamento de cinco desembargadores do TJMS. Além dos desembargadores, a investigação também envolve nove advogados (entre eles filhos dos magistrados afastados) e juízes de primeira instância.

Pesquisa mostra um governo fraco diante de um escândalo popular e desejo de investigação

Leia Mais

Enfim, acabou

04/06/2025 às 13:13

Cade chancela controle da J&F sobre Eldorado Celulose e disputa com Paper Excellence termina

Leia Mais

Justiça bloqueia dinheiro e bens de investigados por descontos ilegais sobre em aposentadorias

Leia Mais

Superintendência do Cade não vê problemas para o mercado e aprova união foi anunciada em maio

Leia Mais

Moraes determina prisão de Carla Zambelli, que fugiu para a Itália, além de bloqueio de suas contas

Leia Mais

Preso pela PF em operação que investiga venda de sentenças pede soltura com argumento inconsistente

Leia Mais

Aniversário de esposa de dono da Amil - e delator - contou com presença de ministros do STF e do STJ

Leia Mais

Juiz Marcelo Bretas é aposentado pelo CNJ por sua atuação na Lava Jato do Rio de janeiro

Leia Mais

Diga o seguinte...

03/06/2025 às 16:21

Moraes quer ouvir Mourão, por suspeita de que general tenha combinado respostas com Bolsonaro

Leia Mais

Superintendência-Geral ignora laudo técnico e emite parecer favorável à fusão da Cobasi e Petz

Leia Mais

Fux leva para o plenário físico julgamento que envolve aliados e adversários de Flávio Dino

Leia Mais

A fuga de Zambelli

03/06/2025 às 11:45

Condenada a 10 anos pelos Supremo, deputada abandona mandato na Câmara e diz que está fora do país

Leia Mais

Lula nomeia um integrante do MPF e dois juízes para tribunais regionais federais da 2ª e 5ª regiões.

Leia Mais

Suprema celeridade

02/06/2025 às 16:08

Moraes marca para dia 9 os interrogatórios de Bolsonaro e aliados suspeitos de tramar o golpe

Leia Mais

STJ volta a proibir compartilhamento de provas do Coaf com MP e polícias sem autorização judicial

Leia Mais