Tem crime para todo mundo

Brenno Grillo
Publicada em 24/10/2024 às 19:20
Além dos desembargadores, nove advogados - alguns deles filhos dos magistrados do TJMS - e juízes estão envolvidos. Foto: Reprodução/TJMS

Uma operação da Polícia Federal desarticulou um esquema de corrupção que se estendeu por dez anos no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A investigação, autorizada pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), resultou no afastamento de cinco desembargadores e alcançou São Paulo e Brasília, com desdobramentos em todos os poderes do estado.

A investigação implicou, além dos desembargadores, nove advogados - entre eles filhos dos magistrados afastados - e juízes de primeira instância. As evidências incluem relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que identificaram movimentações financeiras suspeitas, além de irregularidades apontadas pela Receita Federal. As investigações foram fortalecidas por quebras de sigilo telefônico, bancário e fiscal.

O esquema movimentou valores expressivos, chegando a milhões de reais. Segundo a PF, o dinheiro circulava através de empresas agroindustriais e era convertido em bens como automóveis, propriedades e gado. Os investigadores também identificaram casos de falsificação documental. Embora a PF tenha solicitado a prisão de alguns investigados, o Ministério Público Federal optou por medidas cautelares alternativas, incluindo monitoramento eletrônico e restrição de contato entre os envolvidos.

O lobista Andreson Gonçalves emerge como figura central na investigação. Já conhecido por suas atividades suspeitas junto ao STJ, em caso já sob investigação perante o Supremo, ele mantinha comunicação frequente com o desembargador Marcos Brito sobre processos em diferentes instâncias judiciais.

As ramificações do esquema se conectam à operação Lama Asfáltica, que, há dez anos, investigou desvios em obras da Copa do Mundo. O desembargador Marcos Brito é acusado de comercializar decisões judiciais em contratos com o Banco do Brasil, beneficiando advogados com lucros milionários. Em outro caso, favoreceu o procurador de Justiça Marcos Sottoriva na aquisição de uma fazenda avaliada em R$ 5 milhões.

O desembargador Vladimir Abreu e seus filhos também são investigados por movimentações financeiras suspeitas, envolvendo contratos fraudulentos e aquisições imobiliárias incompatíveis com seus rendimentos declarados. Um caso que chamou a atenção é a compra irregular de uma fazenda em Maracaju, operação que contou com a participação de desembargadores e servidores públicos.​​​​​​​​​​​​​​​​

Era golpe, sim

25/03/2025 às 12:03

PGR reitera que Bolsonaro e aliados devem se tornar réus por tentativa de romper com a democracia

Leia Mais

Congresso tem oito projetos de lei para anistiar Jair Bolsonaro e golpistas do 8 de janeiro

Leia Mais

Flávio Dino cobra de ministros dados sobre de pagamentos do governo para Saúde e o Perse

Leia Mais

Empréstimo no ar

24/03/2025 às 17:07

Gol anuncia que conseguiu negociar financiamento de bilionário, mas precisa de aval da Justiça

Leia Mais

Donos de fintechs com suspeita de ligação com o PCC são denunciados pelo Ministério Público de SP

Leia Mais

Kassio Nunes Marques pede vista e suspende julgamento que pode cassar a deputada bolsonarista

Leia Mais

Com apoio da Rússia, ex-presidente é reeleita presidente do Banco dos Brics, na China

Leia Mais

Oposição planeja explorar trechos do julgamento de Bolsonaro a fim de vitimizá-lo e bater no Supremo

Leia Mais

O mico de Dimon

23/03/2025 às 17:08

O CEO do JPMorgan enfrenta constrangimentos no julgamento por fraude de startup comprada pelo banco

Leia Mais

Zambelli a perigo

21/03/2025 às 15:58

STF tem três votos para condenar deputada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Leia Mais

Governo se compromete a pagar 61 bilhões em emendas este ano e acaba com atraso de três meses

Leia Mais

O divergente

21/03/2025 às 11:18

André Mendonça foi o único que aceitou os pedidos de impedimento de Moraes e Dino

Leia Mais

Em um ano, operadoras de planos de saúde aumentaram o lucro líquido em mais de 270%

Leia Mais

TJSP anula decisão favorável à Paper Excellence no caso Eldorado e ajuda a J&F

Leia Mais

Monza livre

20/03/2025 às 16:50

Gilmar Mendes argumenta falta de provas e tranca processo contra doleiro investigado na Lava Jato

Leia Mais