Resposta rápida
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, marcou uma sessão virtual extraordinária da Primeira Turma para às 11h desta sexta-feira (10) para julgar a suspensão da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL do Rio de Janeiro) pela Câmara. O pedido foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso da tentativa de golpe de estado. O julgamento vai durar até a terça-feira (13).
Os ministros vão examinar a decisão do plenário da Câmara que sustou a ação penal contra Ramagem com base no artigo 53 da Constituição, que permite a suspensão de ações penais contra parlamentares por crimes cometidos após a diplomação.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos da Paraíba), formalizou a decisão ao STF, e o ofício foi encaminhado ao relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, por Luís Roberto Barroso, presidente da Corte. Em resposta, Moraes solicitou o julgamento do caso pelo colegiado, como determina o regimento interno do STF.
Apesar da tentativa da Câmara de barrar toda a ação penal e de aliados dizerem que pode impedir a ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, os ministros da Primeira Turma pensam diferente.
Consideram que a suspensão só pode atingir Ramagem e exclusivamente em relação aos crimes praticados após a diplomação, em dezembro de 2022: dano qualificado, ameaça ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023.
Ramagem, no entanto, seguirá respondendo pelas acusações de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. O ministro Zanin já havia comunicado isso à Câmara no mês passado.
Além de Ramagem e Bolsonaro, a ação penal envolve outros seis réus apontados como integrantes do “núcleo crucial” da trama golpista e denunciados por crimes semelhantes: Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid.
A denúncia foi aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março. O grupo é acusado de planejar e executar ações para desestabilizar o regime democrático e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
TCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia MaisDesaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento
Leia MaisMinistro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão
Leia MaisDoleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato
Leia MaisLaranjas no Pará
PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho
Leia MaisAlcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia Mais