PT sabia desde 2018 que ação contra chapa Bolsonaro-Mourão era fraca

Brenno Grillo
Publicada em 27/10/2021 às 18:02
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O PT sabia que a ação contra a chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão era fraca desde que protocolou o pedido de cassação, em outubro de 2018. O julgamento, iniciado ontem (26) no TSE e que está com resultado parcial de 3 x 0 pelo indeferimento da solicitação, será retomado amanhã, às 9h.

Advogados ligados ao PT disseram ao Bastidor que dirigentes do partido foram avisados da fragilidade da ação produzida por Eugênio Aragão desde que a ideia foi levada à sigla. Petistas do Direito assumem a portas fechadas que o objetivo do pedido era manter uma espada no pescoço de Bolsonaro para impedir arroubos autoritários da dupla militar que estará à frente do país até o fim do ano que vem, se não for reeleita.

Dizem também que o pedido pecou em quesitos básicos a qualquer ação eleitoral. Citaram como exemplo a ausência de solicitação para o WhatsApp salvar dados relevantes sobre os disparos, incluir jornalistas entre as testemunhas e bloquear nuvens e computadores usados pelos bolsonaristas.

"A ação é genérica. É uma porcaria. Não houve sequer pedido de produção de prova", disse um advogado com forte ligação ideológica e profissional ao PT. 

A bem da verdade, Eugênio Aragão não atua habitualmente na área eleitoral - é visto no meio jurídico como um filósofo do Direito. Ou assim gosta de ser visto.

Os juristas petistas afirmam que Luis Felipe Salomão, relator do caso e corregedor do TSE, tirou "leite de pedra" com o que lhe foi apresentado. E se contentam com a tese apresentada ontem.

Salomão propôs que disparos em massa só podem ser considerados crimes eleitorais caso as mensagens sejam mentirosas e afetem a opinião de parte considerável do eleitorado. O ministro do STJ também incluiu como condicionantes a comprovação da participação do candidato beneficiado e de que a campanha foi financiada com esse objetivo.

Antes de o resultado de 3 x 0 ser consolidado, petistas ainda sonhavam com um pedido de vista. Agora, apostam na derrota por unanimidade.

"Não há mais chance de algum ministro pedir vista. O placar já indica pela improcedência da ação. O ato poderia ser visto como birra da corte ou deselegância", disse um dos advogados ouvidos.

Sobrou agora o inquérito administrativo do TSE, aberto por Salomão a pedido de Luís Roberto Barroso após a live de Jair Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas. O próximo corregedor da corte eleiteral, Mauro Campbell, que assume o posto na sexta-feira (29), já disse que não admitirá qualquer "absurdo" vindo de Bolsonaro.

Exclusivo

Nas duas pontas

23/05/2025 às 06:00

Falências da Floralco e da Gam se cruzam e colocam administradora judicial na mira de credores

Leia Mais

Governo congela despesas para ficar no limite da meta fiscal e respeitar o arcabouço fiscal

Leia Mais

Anistia a Dilma

22/05/2025 às 14:28

Comissão reconhece abusos do Estado brasileiro contra a ex-presidente durante a ditadura militar

Leia Mais

Gleisi sem teto

22/05/2025 às 11:08

Parte de restaurante de Curitiba que será palco de homenagem à ministra desaba durante temporal

Leia Mais

Governo publica MP que amplia descontos na contatarifa social e promete mais concorrência no setor d

Leia Mais

Sem novo prazo, CPI das Bets caminha para o fim com vexames e sem avanços num campo obscuro

Leia Mais

Brigadeiro diz que Bolsonaro tentou impedir posse de Lula com apoio das Forças Armadas

Leia Mais

Indiciado pela PF por encomendar áudio falso de Lula é recebido por ministro cotado para sair

Leia Mais

CNJ dificulta criação de novos complementos salariais para juízes e servidores

Leia Mais

CCJ do Senado aprova PEC que acaba com reeleição e estabelece mandatos de 5 anos

Leia Mais

Em meio a acusações de credores, Justiça do MT aceita pedido de recuperação judicial do grupo Safras

Leia Mais

As contas do Rui

20/05/2025 às 18:58

Tribunal de Contas da Bahia contrariou área técnica ao aprovar gestão financeira de 2022 do petista

Leia Mais

Justiça americana aprova plano da Gol para se reestruturar e pagar dívida

Leia Mais

Dois se salvam

20/05/2025 às 18:04

Moraes diz que há elementos suficientes para abrir ação penal contra militares acusados de golpe.

Leia Mais

STF desmonta, de novo, a tese golpista do poder moderador das Forças Armadas

Leia Mais