Propina pelo elevador
O ex-governador do Piauí Hugo Napoleão (PSD) foi condenado por improbidade administrativa por desviar mais de 6,7 milhões de reais da empresa Águas e Esgotos do Piauí (Agepisa). O crime é de 2002, quando Napoleão disputou a reeleição e perdeu para o então novato Wellington Dias, do PT, hoje ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Também foram condenados a ex-primeira-dama Leda Napoleão, o ex-secretário de Estado da Fazenda Virgílio Cabral, o ex-diretor-presidente da Agepisa Elcio Leite e o ex-diretor financeiro José Ribamar. Todos foram julgados por improbidade pelo juiz Gustavo André Oliveira dos Santos, da 1ª Vara Federal do Piauí.
O esquema envolvia os altos escalões da Agespisa, que registravam dívidas fictícias da empresa. Funcionários da Caixa Econômica Federal autentificavam os cheques e tomavam as medidas necessárias para que a empresa pudesse pagar.
Não havia dívida alguma. Os valores foram entregues ao casal Napoleão. Segundo as investigações do MPF, a entrega era feita de forma discreta: o dinheiro era colocado no elevador de serviço do prédio onde moravam os Napoleão.
Hugo Napoleão, Leda Napoleão, Virgilio Cabral, Elcio Leite e José Ribamar Veloso Filho foram condenados a devolver os 6,7 milhões, atualizados desde setembro de 2002.O dinheiro será entregue à Agespisa. Terão ainda de pagar multa do mesmo valor, também atualizado.
Os réus foram ainda condenados à suspensão dos direitos políticos por oito anos, com exceção do ex-governador, perdeu os direitos políticos por 10 anos. Todos estão proibidos de fazer negócios com o Poder Público por oito anos.
Ao Bastidor, Hugo Napoleão disse que vai recorrer.
TCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia MaisDesaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento
Leia MaisMinistro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão
Leia MaisDoleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato
Leia MaisLaranjas no Pará
PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho
Leia MaisAlcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia Mais