Pressa para regular as redes

Redação
Publicada em 07/02/2025 às 13:34
Advogado-Geral da União, Jorge Messias alega que falta de regulação das redes pode desencadear crimes de ódio Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União pediu ao Supremo Tribunal Federal celeridade no julgamento da constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, que trata da responsabilização das plataformas sobre o conteúdo veiculado. O caso foi suspenso em dezembro de 2024, após pedido de vista do ministro André Mendonça.

A AGU afirma no pedido que a indefinição favorece a propagação de desinformação e discursos de ódio. Com o pedido de vista de Mendonça, o julgamento pode permanecer suspenso por até 90 dias - ou seja, até o final de março.

Em entrevista a rádios na Bahia, na quarta-feira, o presidente Lula disse que o Congresso ou o Supremo precisam regular as redes sociais. O governo colocou o tema como uma de suas prioridades no Congresso este ano.

O julgamento já tem dois votos pela inconstitucionalidade do artigo, proferidos pelos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, e um voto pela inconstitucionalidade parcial, dado pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.

O artigo 19 estabelece que provedores de internet só podem ser responsabilizados por conteúdos de terceiros após uma decisão judicial específica.

A manifestação apresentada nesta sexta afirma que a demora no julgamento ocorre em um momento delicado: em janeiro, a Meta (dona do Facebook, Instagram e Whatsapp) flexibilizou suas regras de moderação, ao encerrar parcerias com agências independentes de checagem de fatos. Segundo a AGU, isso aumenta o risco de desinformação e violência online.

A petição é acompanhada de uma lista de sugestões elaboradas por professores universitários e membros de organizações sociais para balizar o julgamento. Como mostrou o Bastidor, em janeiro a AGU promoveu audiência pública para debater a regulação das redes. Nenhum representante das redes sociais apareceu.

Leia a íntegra da manifestação da AGU

A qualquer custo

06/02/2025 às 19:25

Ex-funcionário afirma que XP pressiona assessores a oferecer ativos de risco a clientes moderados

Leia Mais

Polícia Federal vai investigar a atuação de facções criminosas no setor de combustíveis

Leia Mais

Não perdem uma

05/02/2025 às 21:43

Carf contraria Fazenda e decide que Itaú não deve pagar 2,4 bilhões de reais por compra do Unibanco

Leia Mais

Sob governo Trump, Google também elimina metas de diversidade e reavalia programas de inclusão

Leia Mais

Governo amplia prazo do consignado do INSS de 84 para 96 meses; mudança entra em vigor nesta semana

Leia Mais

Diretor da Aneel pode emplacar solução a favor da compra da Amazonas Energia pelos Batista

Leia Mais

Empresa investigada por suposta ligação com PCC é alvo de mais de 400 autuações na ANP

Leia Mais

Penduricalhos pagos a 23 membros do Tribunal de Contas de São Paulo custam mais de 1 milhão de reais

Leia Mais

Castro escapa

04/02/2025 às 22:27

TRE rejeita segundo pedido de cassação do governador do Rio por irregularidades na campanha

Leia Mais

Órgão liderado por Jorge Messias não contesta como poderia operação de venda da Amazonas para Âmbar

Leia Mais

Ministro convoca audiência para cobrar transparência na execução de emendas parlamentares

Leia Mais

Decisão favorável a dono da antiga OAS anula também provas contra Lula e o ministro Dias Toffoli

Leia Mais

Barroso contraria PF e mantém relatoria da Operação Overclean com Kassio, em vez de Flávio Dino

Leia Mais

Beneficiado pela profusão de candidatos na direita, Lula lidera pesquisa Quaest para 2026

Leia Mais

Na abertura do ano do Judiciário, presidente do Supremo dispara indiretas para o Congresso

Leia Mais