Posso resolver sozinho

Brenno Grillo
Publicada em 08/04/2024 às 16:00
STF tem como enfrentar Musk sozinho, mas sabe que governo Lula tem interesse em regular redes sociais. Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

O SupremoTribunal Federal ainda não definiu como dará as próximas respostas aos ataques de Elon Musk contra Alexandre de Moraes. Porém, a corte sabe que tem como enfrentar o bilionário sozinho, sem ajuda do Legislativo.

Há duas ações tramitando no STF que garantem aos ministros a possibilidade de regular as redes sociais. Os pedidos envolvem a discussão sobre a responsabilidade de plataformas digitais pelo conteúdo publicado por terceiros.

O Marco Civil da Internet prevê a punição a empresas apenas em caso de descumprimento de decisão judicial - que foi a promessa de Musk. As ações começaram a ser analisadas em maio do ano passado, mas o julgamento foi suspenso justamente para deixar o Congresso discutir e aprovar o PL das Fake News, o que não aconteceu por pressão dos bolsonaristas.

Os dois processos no STF têm repercussão geral reconhecida, fazendo com que a decisão, quando for tomada, valha para todos os casos que tramitam na Justiça. Os relatores dos casos são Dias Toffoli e Luiz Fux, dois ministros que tentaram interlocução com o bolsonarismo durante o governo Bolsonaro.

Em março de 2023, Toffoli disse, durante evento público sobre o Marco Civil da Internet, que o julgamento das ações permitirá ao STF analisar limites, defeitos ou vícios que têm de ser aprimorados na legislação brasileira. Fux também palestrou neste encontro.

Outro ponto que fortalece o STF na disputa com Musk e a extrema-direita é a vontade do governo Lula em ver as redes sociais reguladas. O Supremo é um caminho muito mais simples para a gestão petista do que o trajeto que passa por Arthur Lira e toda a oposição no Congresso.

Há pouco, Luís Roberto Barroso, presidente do STF, divulgou nota dizendo que "o inconformismo contra a prevalência da democracia continua a se manifestar na instrumentalização criminosa das redes sociais". Apesar de não citar Musk, o ministro destacou "que toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal, às leis e às decisões das autoridades brasileiras".

Barroso e Alexandre de Moraes querem regular as redes sociais há tempos. O Bastidor mostrou, em outubro de 2021, que os ministros defenderam equiparar essas plataformas a empresas de mídia, que são responsabilizadas pelo que publicam.

Leia a íntegra da nota divulgada por Luís Roberto Barroso, presidente do STF:

"Como é público e notório, travou-se recentemente no Brasil uma luta de vida e morte pelo Estado Democrático de Direito e contra um golpe de Estado, que está sob investigação nesta Corte com observância do devido processo legal.

O inconformismo contra a prevalência da democracia continua a se manifestar na instrumentalização criminosa das redes sociais.

O Supremo Tribunal Federal atuou e continuará a atuar na proteção das instituições, sendo certo que toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal, às leis e às decisões das autoridades brasileiras.

Decisões judiciais podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado. Essa é uma regra mundial do Estado de Direito e que faremos prevalecer no Brasil."

Empresas não esperavam o custo extra do fim da desoneração e pressionam senadores

Leia Mais

Empresa que captou dinheiro para o 1º de maio omitiu que o evento tinha ligação com sindicatos.

Leia Mais

1000% Hamas

01/05/2024 às 12:17

Evento das centrais tem vendinha com camisetas e faixas de apoio ao grupo terrorista.

Leia Mais

Senadores bolsonaristas querem minar relação com governo aos poucos para também prejudicar o STF.

Leia Mais

Julgamento de Jorge Seif tem críticas à defesa e à acusação, e ministros mandam voltar tudo de novo.

Leia Mais

A bolsa suspeita

30/04/2024 às 18:00

Paulo Dantas e Ronaldo Lessa são alvos de novo pedido de cassação; MPE pede multa a Renan Filho.

Leia Mais

Deu Pacheco no TST

30/04/2024 às 17:58

Lula escolhe candidato apoiado pelo presidente do Senado para assumir vaga no tribunal

Leia Mais

Mudança feita no programa é um lance do desentendimento do governo com o presidente do Senado

Leia Mais

Declaração reforça a mudança de rumo nas negociações que envolvem o apoio do ex-presidente a Nunes

Leia Mais

Justiça obriga Ferbasa e fundação ligada à empresa a liberarem papelada que comprovaria fraude.

Leia Mais

O pedido de vista no STF, que analisa a desoneração, já era esperado no Congresso e no governo

Leia Mais

STJ condena advogado e blogueiro bolsonarista a pagar indenização ao ministro por fake news

Leia Mais

Governo ignora apelos do movimento e indica afilhado do presidente da Câmara o Incra de Alagoas

Leia Mais

Quinquênio e renegociação de dívida de Minas são ameaças do presidente do Senado ao governo

Leia Mais

A base é a mesma

29/04/2024 às 14:03

Salomão usa ideia da Lava Jato em regra sobre destino de dinheiro recuperado da corrupção

Leia Mais