O fundo perdido

Alisson Matos
Publicada em 15/11/2024 às 19:03
A decisão frusta mais uma tentativa da Copape de voltar a funcionar após ter sua outorga revogada Foto: Reprodução

O juiz federal Alaor Piacini rejeitou o pedido do fundo de investimentos Location para derrubar a decisão da ANP (Agência Nacional de Petróleo) que suspendeu a licença de funcionamento da Copape, empresa investigada pelo Ministério Público de São Paulo por suspeita de ligação com a facção Primeiro Comando da Capital, o PCC.

No despacho, o juiz escreveu que a ANP tem embasamento legal para a medida de revogar a outorga da Copape. Pontuou que as irregularidades apuradas na atividade da empresa geram prejuízos aos consumidores de combustíveis na qualidade e oferta. Acrescentou que não cabe ao Poder Judiciário se pronunciar sobre o mérito administrativo da decisão, pois foi tomada com base em conjunto robusto de atividades irregulares da requerente.

Ainda disse que a insistência da Copape em reverter a decisão "de modo fraudulento" caracteriza litigância de má-fé, visto que o TRF1 já deliberou sobre o assunto.

A decisão frusta mais uma tentativa da Copape de voltar a funcionar após ter sua outorga revogada pela ANP. A agência levou em consideração irregularidades praticadas pela empresa. Somente na esfera administrativa, a Copape é acusada de infringir regras na comercialização, no exercício da atividade e no armazenamento de combustível.

Na decisão de quinta-feira (14), o juiz rebate os argumentos do Location, que protocolou a petição no TRF1. Diz que a saída da Copape do mercado não gera risco de desabastecimento.

O Location classificou como “abusiva” a medida da ANP e disse que a determinação compromete os seus interesses, sobretudo os de caráter econômico.

Não é clara qual a extensão da participação do fundo na Copape. No documento encaminhado, o Location diz que é titular de ativos financeiros da empresa investigada e que resguarda os direitos dos seus investidores. A administradora da Location é a Reag Investimentos. O responsável pelo fundo é o diretor Marcos Ferreira Costa. O patrimônio líquido, segundo a CVM, é de 58,9 milhões de reais.

Na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), por exemplo, o fundo já foi multado mais de uma vez devido à cobrança administrativa fiscal, procedimento realizado pela Fazenda Pública para exigir o pagamento dos créditos tributários. Os processos correm em sigilo.

Como mostrou o Bastidor, o Location é conhecido dos promotores que investigam a Copape. Parecer do Ministério Público de São Paulo contradiz o fundo e o acusa de ser responsável por uma manobra financeira que alterou o comando societário da Copape.

Na decisão, o magistrado também negou pedido feito pelo Instituto Combustível Legal para ingressar como Amicus Curiae.

Nota alterada às 15h07 de 16 de novembro de 2024:

Em nota enviada ao Bastidor após a publicação da matéria, a Reag disse que atuou como administradora dos fundos mencionados na reportagem, mas que não possui qualquer envolvimento direto com as atividades operacionais ou comerciais das empresas citadas.

Leia a íntegra da nota:

A REAG Investimentos esclarece que não é beneficiária de quaisquer operações relacionadas à Copape ou às empresas mencionadas na matéria. 

Ressaltamos ainda que a REAG atuou como administradora ou gestora dos fundos mencionados na reportagem, em mera relação de prestação de serviços e de acordo com as regras que regulam o funcionamento dos fundos de investimento, não possuindo qualquer envolvimento direto com as atividades operacionais ou comerciais das empresas citadas.

Nosso compromisso permanece com a transparência e a ética na gestão de ativos, respeitando integralmente os limites legais e regulatórios das nossas operações, de acordo com a legislação vigente e as regulamentações aplicáveis, seguindo rigorosamente as normas estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Leia o despacho:

Bomba com Moraes

14/11/2024 às 17:24

Investigação sobre tentativa de atentado na Praça dos Três Poderes fica com ministro

Leia Mais

Justiça Federal decide absolver mineradoras e diretores responsáveis pela tragédia ambiental em MG

Leia Mais

Abin não sabia

14/11/2024 às 16:31

Servidores admitem que o órgão de inteligência não detectou a possibilidade de atentado no STF

Leia Mais

Juntos em Bruxelas

14/11/2024 às 16:00

Integrantes do MP vão para Bélgica em evento patrocinado por empresário que já foi preso por fraude

Leia Mais

Mubadala Capital usa robustez de fundo árabe para alavancar negócios com setor público no Brasil

Leia Mais

Governadora do DF Celina Leão fala, mas pouco se sabe sobre explosões na Praça dos Três Poderes

Leia Mais

Nem a explosão de uma bomba nas imediações do Congresso impediu a aprovação de imunidade às igrejas.

Leia Mais

Sem punição

13/11/2024 às 18:09

Justiça de PE absolve ex-síndico da usina Catende, acusado de desviar bens do grupo

Leia Mais

Proibida de operar e suspeita de ligação com PCC, empresa é autorizada pela ANP a ampliar armazéns

Leia Mais

Caiu o último

13/11/2024 às 14:52

Antonio Brito desiste de concorrer à presidência da Câmara e PSD negocia com Hugo Motta

Leia Mais

Fux manda governo aplicar já medidas para restringir propaganda de bets por menores de idade

Leia Mais

Advogado Rodrigo Badaró busca apoio no Senado para vaga no Conselho Nacional de Justiça

Leia Mais

Sem furar fila

13/11/2024 às 00:05

Bradesco contesta liquidação de ativos da usina Laginha

Leia Mais

Ministro do STF reconsidera decisão que suspendeu assembleia-geral de credores da Laginha

Leia Mais

Indicação de Rubio como secretário de Estado aponta confronto financeiro com adversários americanos

Leia Mais