Moro quer evitar STF
O senador Sergio Moro pediu ao juiz Eduardo Fernando Appio que mantenha as investigações das acusações feitas pelo advogado Rodrigo Tacla Duran na 1ª instância. O magistrado decidira repassar o relato de Tacla Duran ao Supremo Tribunal Federal.
Na última segunda-feira, Duran foi ouvido por Appio, que assumiu a 13ª Vara Federal de Curitiba em fevereiro. O magistrado tem revisitado processos da Lava Jato e voltou a ouvir suspeitos e delatores do caso. Na última semana, mandou prender o doleiro Alberto Youssef, mas a decisão foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Na audiência, Tacla Duran repetiu uma antiga acusação que fez a Moro e ao deputado federal Deltan Dallagnol, que, à época da Lava Jato, conduzia a força-tarefa do Ministério Público Federal, em Curitiba. Ele afirmou que foi alvo de uma tentativa de extorsão pela dupla. Não apresentou evidências. As acusações foram investigadas pelo MPF em 2018 - e arquivadas. Em 2020, Tacla Duran tentou firmar delação premiada na Procuradoria-Geral da República, logo após Moro romper com o governo Bolsonaro. Augusto Aras e sua equipe analisaram o "material" de Tacla Duran, mas consideraram frágeis os elementos. Declinaram a proposta.
A negativa não parou Tacla Duran. Ele, que tem cidadania espanhola, repete essas acusações desde 2017 - e seguiu falando a mesma coisa, em sites ligados ao PT. Tacla Duran foi advogado da Odebrecht. No curso das investigações da Lava Jato, ainda em 2016, os procuradores descobriram evidências de que ele atuava como doleiro da empreiteira, lavando dinheiro fora do país para pagar propina em nome do grupo. Virou réu por lavagem de dinheiro. Para não ser preso, homiziou-se na Espanha. O subsequente acordo de leniência da Odebrecht confirmou o que as evidências iniciais demonstravam: Tacla Duran não era advogado; era doleiro - e dos grandes.
Apesar das evidências, Tacla Duran sempre negou as acusações. E, em vez de se defender tecnicamente, passou a atacar Moro. Na audiência de segunda, Duran reafirmou essas denúncias contra o ex-juiz e o ex-procurador e apresentou um trecho de um áudio que, segundo ele, provariam a tentativa de extorsão, intermediada por dois interlocutores. O áudio é incompreensível, assim como a interpretação conferida por Tacla Duran a ele, durante a audiência. Appio ouviu parte do relato, mas decidiu não iniciar uma investigação. Disse que encaminharia o "material" ao Supremo Tribunal Federal.
No entendimento de Moro, o encaminhamento do material ao STF não tem cabimento. O advogado do juiz diz que ele é inocente. Mas, mesmo que houvesse crime, o caso teria acontecido antes de ele e Deltan assumirem os cargos no Legislativo, portanto não cabe o foro privilegiado.
O advogado de Moro diz ainda que Appio precisa analisar um pedido de suspeição contra ele, antes de continuar reavaliando os processos da Lava Jato, o que ainda não aconteceu. Appio é um crítico da operação. Assinava como "LUL22" no sistema de informática da Justiça do Paraná.
Leia abaixo a íntegra do pedido de Moro:
PGR reitera que Bolsonaro e aliados devem se tornar réus por tentativa de romper com a democracia
Leia MaisFlávio Dino cobra de ministros dados sobre de pagamentos do governo para Saúde e o Perse
Leia MaisGol anuncia que conseguiu negociar financiamento de bilionário, mas precisa de aval da Justiça
Leia MaisDonos de fintechs com suspeita de ligação com o PCC são denunciados pelo Ministério Público de SP
Leia MaisKassio Nunes Marques pede vista e suspende julgamento que pode cassar a deputada bolsonarista
Leia MaisCom apoio da Rússia, ex-presidente é reeleita presidente do Banco dos Brics, na China
Leia MaisOposição planeja explorar trechos do julgamento de Bolsonaro a fim de vitimizá-lo e bater no Supremo
Leia MaisO CEO do JPMorgan enfrenta constrangimentos no julgamento por fraude de startup comprada pelo banco
Leia MaisSTF tem três votos para condenar deputada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal
Leia MaisGoverno se compromete a pagar 61 bilhões em emendas este ano e acaba com atraso de três meses
Leia MaisAndré Mendonça foi o único que aceitou os pedidos de impedimento de Moraes e Dino
Leia MaisEm um ano, operadoras de planos de saúde aumentaram o lucro líquido em mais de 270%
Leia MaisTJSP anula decisão favorável à Paper Excellence no caso Eldorado e ajuda a J&F
Leia MaisGilmar Mendes argumenta falta de provas e tranca processo contra doleiro investigado na Lava Jato
Leia MaisMoraes tem pedido a Cármen que reconsidere a ideia de não reconduzir Floriano Marques no TSE
Leia Mais