Atrás do Hezbollah

Redação
Publicada em 25/02/2024 às 16:09
PF diz que suspeitos iam promover atentados contra prédios da comunidade judaica e israelense no Brasil Foto: Agência Brasil

A Justiça Federal em Minas Gerais tornou réus os brasileiros Mohamad Khir Abdulmajid e Lucas Passos Lima, suspeitos de envolvimento com a organização terrorista Hezbollah. Ao aceitar a denúncia do Ministério Público Federal, a juíza federal Raquel Vasconcelos Alves de Lima mencionou a descoberta de “atos preparatórios ao terrorismo” pela Polícia Federal.

Segundo a PF, Abdulmajid seria responsável por criar uma célula terrorista no país e teria cooptado Lima a integrar as fileiras do Hezbollah, dentre outras pessoas. “O material probatório […] mostra-se relevante para a elucidação dos fatos apurados […], especialmente no que concerne à apuração de eventuais crimes de contrabando, falsidade ideológica e financiamento ao terrorismo”, afirmou a magistrada.

Essa multiplicidade de nomes fez com que a PF solicitasse, e a juíza concedesse, a abertura de outros inquéritos. Os nomes dos outros investigados e o número de novas investigações não são detalhados na decisão.

Em manifestações anteriores, a julgadora menciona, a partir de relatórios enviados pelo FBI, os nomes de Jean Carlos de Souza, Michael Messias, Francisio de Souza Batista e Gabriel Paulo Alves e o libanês Haissam Housin Diab. Os dois primeiros foram presos em novembro de 2023 e  depois soltos. Já Diab e Abdulmajid estão foragidos desde novembro de 2023.

As provas usadas para justificar os atos das autoridades contra os investigados foram registros migratórios e de compras de passagens aéreas em dinheiro vivo, poucos dias antes das viagens, por pessoas sem capacidade financeira para tais gastos.

“O fato de constarem recentes registros migratórios de todos os investigados para o Líbano, associado às evidências de falta de condições financeiras e à presença de antecedentes criminais dos brasileiros natos, corrobora a tese de que estaríamos diante de um recrutamento de brasileiros para atuações ilícitas, em especial a possibilidade de praticarem atos preparatórios de terrorismo”, afirmou a juíza Raquel em decisão proferida em 4 de dezembro de 2023.

Eles estão entre nós

O Bastidormostrou que a República Islâmica do Irã mantém uma base clandestina de operações na capital paulista com indícios de atividades de inteligência estatal. As conclusões partiram do monitoramento da rede iraniana em São Paulo, além da análise de documentos comerciais, imobiliários e diplomáticos, processos cíveis e criminais contra os suspeitos. Também foram acessados relatórios reservados de inteligência de agências ocidentais e entrevistadas, sob anonimato, fontes com conhecimento dessas atividades de inteligência.

Pediu para sair

30/06/2025 às 13:00

PF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'

Leia Mais

Desaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento

Leia Mais

Ministro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão

Leia Mais

Doleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Laranjas no Pará

30/06/2025 às 10:00

PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho

Leia Mais

Alcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas

Leia Mais

Tribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha

Leia Mais

Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial

Leia Mais

Prefeito na cadeia

27/06/2025 às 11:24

Eduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ

Leia Mais

Felix na Overclean

27/06/2025 às 10:12

PF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia

Leia Mais

Supremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas

Leia Mais

Presidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF

Leia Mais

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam

Leia Mais