Janja, a fiscal energética

Brenno Grillo
Publicada em 29/04/2022 às 19:50
Janja e Lula em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), após a soltura do ex-presidente, em 2019. Foto: FramePhoto/Folhapress

Rosângela da Silva, a Janja, ficou conhecida nacionalmente após conquistar o coração de Lula enquanto o ex-presidente estava preso. Mas a relação dela com o governo do amado é antiga. Em 2003, ela conseguiu um emprego na Itaipu – do qual se demitiu depois de anunciar ao público seu romance com o ex-presidente. A vaga é cercada de mistérios, com menções na imprensa de que a contratação foi feita sem seleção pública.

Só que o currículo da socióloga pós-graduada em história na área energética vai além. Ela passou pouco mais de três anos lotada na Eletrobrás (junho de 2012 a fevereiro de 2016) a mando da direção da hidrelétrica dividida com o Paraguai. Janja expõe em seu perfil no LinkedIn que trabalhou com projetos de responsabilidade social e de comunicação nas estatais.

Porém, ela não divulga suas nomeações como conselheira fiscal na Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica, instalada no Rio Grande do Sul, e na Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista. As indicações para os dois postos partiram da Eletrobrás. Os trabalhos de Janja na empresa de São Paulo começaram em 2016 – último ano do governo Dilma Rousseff – e terminaram em 2017 (já sob a batuta de Michel Temer).

Já na companhia gaúcha o caso é mais antigo e intrincado; tanto que ela respondeu a um processo no TCU por ter aprovado, junto aos outros conselheiros, as contas de 2012 – ela ingressou na empresa em 2011 e deixou o posto em 2016. A representação apresentada ao tribunal, segundo o órgão de contas, tratou da “aquisição de energia elétrica para revenda com prejuízo de R$ 17.871.518,40 no exercício de 2012 e com prejuízo de R$ 25.072.394,16 no exercício de 2013”.

O caso foi julgado improcedente pelo TCU, que acatou o argumento das defesas dos acusados. Os advogados afirmaram à corte que não houve qualquer irregularidade ou desmando, inclusive, porque tudo foi aprovado pela assembleia geral da companhia energética gaúcha. Disse o Tribunal de Contas da União em 2020 (ano em que terminou de julgar o caso):

“Não restou evidenciado que a compra de energia elétrica para revenda com finalidade de recompor a insuficiência de lastro e atender obrigações contratuais seja, isoladamente, a causa determinante do mau desempenho da Companhia [...] a compra de energia para atender aos compromissos firmados pode até ter relação com os resultados negativos da CGTEE em determinados exercícios, mas também gerou resultados positivos em outros.”

O Bastidor questionou Janja. A assessoria do ex-presidente Lula disse que ela não iria comentar os fatos noticiados.

Felix na Overclean

27/06/2025 às 10:12

PF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia

Leia Mais

Supremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas

Leia Mais

Presidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF

Leia Mais

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam

Leia Mais

Ministro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet

Leia Mais

Em dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula

Leia Mais

Cerco à delação

25/06/2025 às 18:25

Wajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid

Leia Mais

Me deixem pra lá

25/06/2025 às 16:36

Indiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada

Leia Mais

Dino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia

Leia Mais

Não pode pagar

25/06/2025 às 12:52

Rombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais

Leia Mais

Augusta ousadia

25/06/2025 às 11:43

Três são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.

Leia Mais

No limbo da PGR

25/06/2025 às 06:00

PGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista

Leia Mais

Fim de voo

24/06/2025 às 19:37

Anac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais

Leia Mais