Todos juntos
Em uma reunião fechada, os diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica deram poderes ao diretor-geral, Sandoval Feitosa, trabalhar com a Advocacia-Geral da União para garantir a compra da Amazonas Energia pela Âmbar Energia. O procedimento adotado nesta sexta-feira, dia 7, é uma vitória dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da Âmbar, que querem uma decisão administrativa do governo para garantir a segurança do negócio.
Como antecipou o Bastidor, a reunião convocada por Sandoval terminou com três votos favoráveis à autorização e apenas um contrário. Votaram com Sandoval a diretora Agnes Costa e a diretora substituta Ludimila Silva, que foi indicada pelo governo Lula.
O voto contrário partiu de Ricardo Tili. Ele criticou duramente Sandoval e levantou suspeitas em relação à pressa do diretor-geral em discutir o assunto. Um dos motivos é fato de a diretoria da agência ter uma reunião ordinária marcada para a próxima segunda-feira, dia 10.
Outra questão levantada por Tili é o impacto da decisão orquestrada por Sandoval no processo que tramita na Justiça Federal do Amazonas e da 1ª Região, que envolve Aneel, Amazonas Energia, Âmbar Energia e Cigás. O movimento da agência por um acordo com a ajuda da AGU praticamente anula todos os argumentos apresentados até agora ao Judiciário.
A decisão capitaneada por Sandoval se soma a decisões da juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em favor da compra da Amazonas Energia pela Âmbar. O Bastidor já mostrou que as decisões judiciais, mais a postura da AGU no caso, têm garantido o interesse dos irmãos Batista.
Além da Justiça e a Aneel, a Âmbar teve ajuda do governo Lula, que editou uma medida provisória para garantir condições financeiras favoráveis à compra da Amazonas Energia.
Leia o voto de Ricardo Tili:
Ex-funcionário afirma que XP pressiona assessores a oferecer ativos de risco a clientes moderados
Leia MaisGoverno acompanhará voo de brasileiros extraditados dos EUA, mas não garante fim das algemas
Leia MaisPolícia Federal vai investigar a atuação de facções criminosas no setor de combustíveis
Leia MaisEx-diretora da Oi pagará 420 mil reais à CVM por vazamento de informação
Leia MaisCarf contraria Fazenda e decide que Itaú não deve pagar 2,4 bilhões de reais por compra do Unibanco
Leia MaisSob governo Trump, Google também elimina metas de diversidade e reavalia programas de inclusão
Leia MaisGoverno amplia prazo do consignado do INSS de 84 para 96 meses; mudança entra em vigor nesta semana
Leia MaisDiretor da Aneel pode emplacar solução a favor da compra da Amazonas Energia pelos Batista
Leia MaisEmpresa investigada por suposta ligação com PCC é alvo de mais de 400 autuações na ANP
Leia MaisPenduricalhos pagos a 23 membros do Tribunal de Contas de São Paulo custam mais de 1 milhão de reais
Leia MaisTRE rejeita segundo pedido de cassação do governador do Rio por irregularidades na campanha
Leia MaisÓrgão liderado por Jorge Messias não contesta como poderia operação de venda da Amazonas para Âmbar
Leia MaisMinistro convoca audiência para cobrar transparência na execução de emendas parlamentares
Leia MaisDecisão favorável a dono da antiga OAS anula também provas contra Lula e o ministro Dias Toffoli
Leia MaisBarroso contraria PF e mantém relatoria da Operação Overclean com Kassio, em vez de Flávio Dino
Leia Mais