Sem papel de decisão
O superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto, decidiu tirar o poder de voto da Paper Excellence nas decisões da Eldorado Celulose. A ordem traça um novo capítulo na disputa pela companhia brasileira, que pertence, por enquanto, ao Grupo J&F, da família Batista.
Barreto atendeu a um pedido da Eldorado, que alega ser vítima de uma tentativa da Paper de enfraquecimento. Segundo o grupo dos Batista, a Paper tem travado discussões no conselho de administração para permitir, em um curto espaço de tempo, a entrada deles próprios no mercado de celulose no Brasil.
O superintendente-geral do Cade argumentou que os documentos apresentados até o momento pela J&F mostram indícios de que a Paper, de fato, estaria tentando trazer as operações próprias ao Brasil, com o objetivo de enfraquecer a Eldorado. Ele chegou a reconhecer que talvez não seja papel do conselho analisar essa disputa - mas, na dúvida, achou melhor decidir a favor dos Batista. Também determinou a abertura de um inquérito administrativo para apurar o caso. Não há data para que o caso seja julgado.
J&F e Paper disputam o controle da Eldorado desde 2017, quando os Batista venderam o controle acionário da empresa, mas desistiram do negócio depois. O caso se transformou na maior disputa judicial do país, com ações da J&F em diversas instâncias, inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF). O processo corre sob segredo de justiça.
O grupo dos Batista tem realizado uma série de manobras para manter o controle da Eldorado. Atualmente, a Paper possui 49,79% das ações da empresa brasileira, sendo a J&F a acionista majoritária.
A decisão de Barreto beneficia diretamente a J&F na disputa, pois tira do conselho de administração os representantes da Paper, sob o risco de multa de 250 mil reais por dia, em caso de descumprimento.
Leia as íntegras da nota técnica e da decisão de Alexandre Barreto:
O cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia Mais