Até no Cade

Alisson Matos
Publicada em 15/11/2024 às 10:25
A J&F, sócia da Paper na Eldorado, alega que a gigante asiática tem criado dificuldades para a captação de recursos Foto: Divulgação

Está no Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, um pedido sigiloso, feito formalmente em nome da Eldorado Celulose, para que o órgão antitruste suspenda os direitos de governança da Paper Excellence na própria Eldorado Celulose, empresa na qual detém 49% de participação. Embora a petição seja da Eldorado, o pedido partiu, na prática, da J&F, que controla 51% da companhia.

A J&F, em nome da Eldorado, acusa a Paper de ser uma concorrente na empresa da qual também é dona - e de agir deliberadamente para prejudicar a empresa pela qual luta na Justiça há anos para assumir o controle. Não só. Como a Paper é uma empresa de celulose, a J&F - sempre por meio da própria Eldorado - afirma que a gigante asiática desequilibra o mercado e comete ilícitos concorrenciais.

A investida dos irmãos Joesley e Wesley Batista ao Cade abre mais uma frente de batalha na longa guerra entre o grupo brasileiro e o asiático. Há anos, Wesley e Joesley tentam em diferentes instâncias judiciais e administrativas quebrar um acordo de venda da Eldorado firmado em 2017. O conflito ganhou espaço em vários tribunais, cortes arbitrais – nas quais a Paper saiu vitoriosa no mérito – e em órgãos como o Tribunal de Contas da União e Incra.

A análise do pedido caberá ao superintendente do órgão, Alexandre Barreto.

Na petição, a J&F, por meio do nome da Eldorado, diz que a gigante asiática tem criado “dificuldades para a captação de recursos de terceiros e para a realização de investimentos”.

Usa como exemplo o veto da Paper, como acionista minoritária, a operações financeiras e de captação de credores para a Eldorado e um suposto impedimento à expansão da capacidade produtiva de fibra curta, que viria com uma segunda linha de produção em Mato Grosso do Sul.

Argumento semelhante já foi utilizado pela J&F na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e refutado pelo órgão.

A medida preventiva no Cade foi peticionada pela banca do advogado Luiz Hoffmann, ex-conselheiro do órgão, que mantém relações próximas com os ex-colegas, como mostrou o Bastidor em maio. O advogado Ednei Nascimento da Silva, outro ex-funcionário do Cade, também assina peça.

A defesa da empresa asiática reagiu antes do caso começar a ser analisado no Cade. Ao órgão, a Paper defendeu que o Cade não pode intervir em uma disputa privada “totalmente fora dos limites de sua competência”.

A Paper rebateu a J&F. Disse que não é concorrente da Eldorado, pois ambas são integrantes de um mesmo grupo econômico. Acrescentou que não teria capacidade para adoção de práticas prejudiciais. Disse que não atua no mercado de celulose de fibra curta e que a Eldorado “é player pouco representativo nesse mercado”.

Argumentou que J&F age de má-fe, usa alegações repetitivas e contraditórias, e que não apresenta argumentos justificáveis para acionar o Cade, um órgão antitruste. Pediu ainda o arquivamento e indeferimento da medida cautelar.

Servidores do Cade com conhecimento do caso afirmam, sob reserva, que uma decisão sobre o assunto deve ser tomada em breve.

O Bastidor procurou a J&F na quinta-feira (14). Foi aconselhado a buscar a Eldorado. A empresa, contudo, não se manifestou.

Bomba com Moraes

14/11/2024 às 17:24

Investigação sobre tentativa de atentado na Praça dos Três Poderes fica com ministro

Leia Mais

Justiça Federal decide absolver mineradoras e diretores responsáveis pela tragédia ambiental em MG

Leia Mais

Abin não sabia

14/11/2024 às 16:31

Servidores admitem que o órgão de inteligência não detectou a possibilidade de atentado no STF

Leia Mais

Juntos em Bruxelas

14/11/2024 às 16:00

Integrantes do MP vão para Bélgica em evento patrocinado por empresário que já foi preso por fraude

Leia Mais

Mubadala Capital usa robustez de fundo árabe para alavancar negócios com setor público no Brasil

Leia Mais

Governadora do DF Celina Leão fala, mas pouco se sabe sobre explosões na Praça dos Três Poderes

Leia Mais

Nem a explosão de uma bomba nas imediações do Congresso impediu a aprovação de imunidade às igrejas.

Leia Mais

Sem punição

13/11/2024 às 18:09

Justiça de PE absolve ex-síndico da usina Catende, acusado de desviar bens do grupo

Leia Mais

Proibida de operar e suspeita de ligação com PCC, empresa é autorizada pela ANP a ampliar armazéns

Leia Mais

Caiu o último

13/11/2024 às 14:52

Antonio Brito desiste de concorrer à presidência da Câmara e PSD negocia com Hugo Motta

Leia Mais

Fux manda governo aplicar já medidas para restringir propaganda de bets por menores de idade

Leia Mais

Advogado Rodrigo Badaró busca apoio no Senado para vaga no Conselho Nacional de Justiça

Leia Mais

Sem furar fila

13/11/2024 às 00:05

Bradesco contesta liquidação de ativos da usina Laginha

Leia Mais

Ministro do STF reconsidera decisão que suspendeu assembleia-geral de credores da Laginha

Leia Mais

Indicação de Rubio como secretário de Estado aponta confronto financeiro com adversários americanos

Leia Mais