Perdeu, Occhi

Alisson Matos
Publicada em 02/10/2024 às 06:00
Empresa foi a única que apresentou proposta para gerir negócio de meio bilhão de reais Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

A Caixa deve lançar nos próximos dias uma nova consulta pública para escolher uma empresa que gerencie a carteira de microcrédito do banco - um negócio estimado em meio bilhão de reais. A decisão interrompe a controvérsia causada pelo avanço da empresa Cactvs no primeiro processo interno de escolha. Apoiada por Gilberto Occhi, ex-presidente da Caixa e homem de confiança do PP, a Cactvs chegou perto de fechar negócio. Parou na governança da Caixa.

O fundador da Cactvs, Fernando Passos, já foi acusado de manipulação de mercado e respondeu por suspeita de burlar documentos do Banco do Brasil. Procuradores nos Estados Unidos o denunciaram por fraudes de valores mobiliários.

Segundo fontes a par das tratativas, a nova consulta pública conciliará uma governança rigorosa com mais incentivos para que outras empresas e entidades se apresentem. Elas ressaltam, contudo, que a Cactvs deve se habilitar novamente. Não descartam que ela ganhe.

O avanço da Cactvs no primeiro processo levou o Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) a pedir que o órgão de controle suspendesse as negociações, que já estavam avançadas.

Como mostrou o Bastidor em agosto, fontes da Caixa afirmaram que a Cactvs chegou a usar o nome do fundo Mubadala, um dos mais ricos do planeta, para facilitar o negócio com o banco público. Seria uma espécie de sócio e fiador da empresa de Fernando Passos no contrato com o banco público.

Ao Bastidor, à época, o fundo foi categórico: afirmou oficialmente que “não tem nenhuma relação com essa empresa, a Cactvs, ou com a negociação em questão”. Em mais de uma oportunidade, negou qualquer tipo de associação.

Gilberto Occhi participou das discussões como representante da Cactvs. Occhi é próximo do deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP da Paraíba.

A expansão da oferta de microcrédito é uma das apostas do governo Lula para a economia. Envolve diferentes ministérios. Por isso, o esforço para que a Caixa entre forte no setor. 

O banco público se inspirou no modelo adotado no Banco do Nordeste, o BNB. O modelo é voltado para empreendedores individuais ou reunidos em grupos solidários, que atuam tanto no setor informal quanto no formal. O BNB é velho conhecido da Cactvs.

Em 2021, a empresa fundada por Fernando Passos, mas que hoje pertence formalmente à sua esposa, foi escolhida pelo BNB justamente para operar uma carteira bilionária de microcrédito.

O BNB, contudo, decidiu cancelar o contrato após a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) concluir um processo administrativo em que acusou o fundador da Cactvs de manipulação de mercado quando ele dirigia o IRB Brasil, a maior empresa de resseguros do país.

Antes do IRB, Fernando Passos e sua esposa e sócia, Kelvia Carneiro de Linhares Fernandes Passos, fizeram carreira no BNB, onde mantinham influência. A ligação com o Banco do Nordeste é considerada importante pela experiência com microcrédito.

Era golpe, sim

25/03/2025 às 12:03

PGR reitera que Bolsonaro e aliados devem se tornar réus por tentativa de romper com a democracia

Leia Mais

Congresso tem oito projetos de lei para anistiar Jair Bolsonaro e golpistas do 8 de janeiro

Leia Mais

Flávio Dino cobra de ministros dados sobre de pagamentos do governo para Saúde e o Perse

Leia Mais

Empréstimo no ar

24/03/2025 às 17:07

Gol anuncia que conseguiu negociar financiamento de bilionário, mas precisa de aval da Justiça

Leia Mais

Donos de fintechs com suspeita de ligação com o PCC são denunciados pelo Ministério Público de SP

Leia Mais

Kassio Nunes Marques pede vista e suspende julgamento que pode cassar a deputada bolsonarista

Leia Mais

Com apoio da Rússia, ex-presidente é reeleita presidente do Banco dos Brics, na China

Leia Mais

Oposição planeja explorar trechos do julgamento de Bolsonaro a fim de vitimizá-lo e bater no Supremo

Leia Mais

O mico de Dimon

23/03/2025 às 17:08

O CEO do JPMorgan enfrenta constrangimentos no julgamento por fraude de startup comprada pelo banco

Leia Mais

Zambelli a perigo

21/03/2025 às 15:58

STF tem três votos para condenar deputada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Leia Mais

Governo se compromete a pagar 61 bilhões em emendas este ano e acaba com atraso de três meses

Leia Mais

O divergente

21/03/2025 às 11:18

André Mendonça foi o único que aceitou os pedidos de impedimento de Moraes e Dino

Leia Mais

Em um ano, operadoras de planos de saúde aumentaram o lucro líquido em mais de 270%

Leia Mais

TJSP anula decisão favorável à Paper Excellence no caso Eldorado e ajuda a J&F

Leia Mais

Monza livre

20/03/2025 às 16:50

Gilmar Mendes argumenta falta de provas e tranca processo contra doleiro investigado na Lava Jato

Leia Mais