Gigantes na mira
Ações judiciais protocoladas na semana passada em São Paulo buscam responsabilizar algumas das maiores instituições financeiras do país por envolvimento num esquema que resultou em prejuízos milionários a investidores dos fundos Infinity.
O Bastidor teve acesso às petições dos processos movidos pela Associação Brasileira de Defesa dos Direitos dos Cotistas de Fundos de Investimento em São Paulo. As acusações atingem o BTG Pactual, o banco Modal - que pertence à XP -, a Órama, a Toro, a Necton e a Ativa.
A representante dos investidores lesados afirma que as corretoras ofereciam os fundos ligados à Infinity como se fossem investimentos de baixo risco, enquanto a corretora investia o dinheiro dos cotistas em operações arriscadas, conhecidas como "box de opções", que simulam empréstimos no mercado de derivativos.
“Foram oferecidos como investimentos seguros, com liquidez diária, isentos de risco relevante. Entretanto, na realidade, estavam sendo geridos de forma fraudulenta, com operações complexas e ilíquidas, incompatíveis com o perfil declarado”, afirma o texto das ações.
A representante das vítimas diz nas ações que houve omissão das corretoras e pede a responsabilização solidária das instituições envolvidas. O valor das causas ultrapassa os 50 milhões de reais.
Em 2022, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais retirou o selo de qualificação da Infinity. Na prática, significa que a empresa deixou de atender aos padrões mínimos de governança, transparência e conduta exigidos para operar com recursos de terceiros no mercado financeiro regulado.
Em 2023, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aplicou multas que somam mais de 6 milhões de reais, além da suspensão da licença da Infinity por 60 meses por operações irregulares, conflitos de interesse e má conduta reiterada. A gestora Infinity Asset e a administradora RJI eram investigadas pela CVM desde 2018.
Segundo a Associação, apesar das punições, as distribuidoras não deixaram de captar novos clientes e nem forneceram informações sobre os riscos dos investimentos.
As fraudes começaram em 2015, quando a Infinity ainda tinha à frente o seu sócio-fundador, David Jesus Gil Fernandez. O esquema entrou em colapso em 2023.
Essas não são as primeiras ações na Justiça contra as fraudes da Infinity. Há mais de 140 peças em diferentes tribunais, que buscam a responsabilização de David Fernandez e dos demais envolvidos.
Procuradas, as assessorias do BTG e da XP disseram que não comentariam. A Ativa não retornou. O Bastidor não conseguiu contato com as demais citadas.
Discussão sobre escândalo do INSS na Corte é muito mais política do que jurídica
Leia MaisDesembargador concede liminar que permite ao BRB comprar ações do Banco Master
Leia MaisUm sistema de corrupção em Brasília
PF avança na investigação do esquema de venda de sentenças no STJ e diz que não eram atos isolados
Leia MaisEscanteado no PSDB, governador do RS migra para o PSD após 24 anos
Leia MaisPrimeira Turma tem 3 de 5 votos para restringir efeitos de decisão da Câmara sobre Ramagem
Leia MaisSTF tem dois votos para derrubar suspensão da Câmara em ação penal contra Alexandre Ramagem
Leia MaisAs suspeitas sobre a Colombo
Relatório mostra que fundo suspeito de ter entre beneficiários donos da camisaria pagou Zampieri
Leia MaisINSS manda fintech suspender antecipação de benefício devido a cobrança de taxa considerada abusiva
Leia MaisJustiça Federal do Mato Grosso do Sul mantém suspensa transferência da Eldorado para a Paper
Leia MaisSTF examina nesta sexta decisão da Câmara de suspender ação penal do golpe contra Alexandre Ramagem
Leia MaisAérea anuncia acerto com um dos maiores credores e dá prazo para fim da recuperação judicial
Leia MaisFlávio Dino manda CGU aprofundar auditorias e encaminhar casos para Procuradoria abrir ações
Leia MaisBrasília vazia: cúpula do poder estará em Nova York na semana que vem em eventos privados. De novo
Leia MaisO Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves
Leia MaisEm afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro
Leia Mais