Tudo virou prioridade
A possibilidade de a Câmara dos Deputados retomar o texto original do novo arcabouço fiscal, ignorando as mudanças feitas pelos senadores, fez parlamentares da base do governo se dividirem sobre o que é prioridade na proposta.
Primeiro, como mostrou o Bastidor, foi o relator Omar Aziz (PSD-AM) que, sem aviso prévio ao Palácio do Planalto, tirou três itens do teto de gastos: o Fundeb, o Fundo Constitucional do Distrito Federal e as despesas com tecnologia, ciência e inovação.
Depois, o líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), teve uma emenda acatada que prevê que o Orçamento de 2024 seja calculado pela diferença entre a inflação do período de julho de 2022 a junho de 2023, determinada no arcabouço, e uma estimativa de inflação para o segundo semestre deste ano. A estimativa daria um espaço fiscal de R$ 40 bilhões. A sugestão de Randolfe, ao contrário de Aziz, foi acertada com o governo.
Agora, com a insatisfação de líderes da Câmara com as alterações, a base governista discorda sobre o que se deve manter no texto da nova âncora fiscal. Ao Bastidor, Randolfe defendeu que a sua emenda é prioridade, porque é indispensável para viabilizar o novo PAC. Já Aziz argumenta que suas mudanças foram fruto de um acordo no Senado e, por isso, devem permanecer.
A bancada do PT na Câmara, que antes defendia que os senadores aprovassem o texto original do deputado Cláudio Cajado (PP-BA), agora admite acatar as modificações do Senado, em especial a emenda de Randolfe e a exclusão do Fundeb do teto de gastos. Lira, por outro lado, indicou que aceita a exclusão dos investimentos em ciência e tecnologia.
Nas duas pontas
Falências da Floralco e da Gam se cruzam e colocam administradora judicial na mira de credores
Leia MaisGoverno congela despesas para ficar no limite da meta fiscal e respeitar o arcabouço fiscal
Leia MaisComissão reconhece abusos do Estado brasileiro contra a ex-presidente durante a ditadura militar
Leia MaisParte de restaurante de Curitiba que será palco de homenagem à ministra desaba durante temporal
Leia MaisGoverno publica MP que amplia descontos na contatarifa social e promete mais concorrência no setor d
Leia MaisSem novo prazo, CPI das Bets caminha para o fim com vexames e sem avanços num campo obscuro
Leia MaisBrigadeiro diz que Bolsonaro tentou impedir posse de Lula com apoio das Forças Armadas
Leia MaisIndiciado pela PF por encomendar áudio falso de Lula é recebido por ministro cotado para sair
Leia MaisCNJ dificulta criação de novos complementos salariais para juízes e servidores
Leia MaisCCJ do Senado aprova PEC que acaba com reeleição e estabelece mandatos de 5 anos
Leia MaisEm meio a acusações de credores, Justiça do MT aceita pedido de recuperação judicial do grupo Safras
Leia MaisTribunal de Contas da Bahia contrariou área técnica ao aprovar gestão financeira de 2022 do petista
Leia MaisJustiça americana aprova plano da Gol para se reestruturar e pagar dívida
Leia MaisMoraes diz que há elementos suficientes para abrir ação penal contra militares acusados de golpe.
Leia MaisSTF desmonta, de novo, a tese golpista do poder moderador das Forças Armadas
Leia Mais