Quem apoiou os novos integrantes do CNJ e CNMP

Brenno Grillo
Publicada em 02/12/2021 às 06:00
Plenário do Senado, onde são votadas as indicações para CNJ, CNMP, agências reguladoras, embaixadas e outros órgãos da União. Foto: Fotoarena/Folhapress

O Senado aprovou quatro nomes para o CNJ e outros seis para o CNMP durante o esforço concentrado prometido por Rodrigo Pacheco no fim de outubro. As votações em plenário ocorreram ontem (31) depois de o CNMP ficar paralisado por falta de quórum e o CNJ quase ter o mesmo destino.

Mas os juízes e desembargadores, além dos promotores e procuradores de Justiça, não foram conduzidos aos conselhos nacionais de Justiça e do Ministério Público sem alguém que os apoiasse e os ajudasse a angariar apoios entre os 81 senadores.

Mas nem todos os indicados foram aprovados. O Senado recusou hoje as indicações de Paulo Marcos de Farias para o CNMP e de Roberto da Silva Fragale Filho para o CNJ. Farias é juiz e teve seu nome sugerido pelo STF. Já o desembargador Fragale Filho estava na cota do TST.

O Senado ainda analisará os nomes de Salise Sanchotene e Marcio de Freitas. A desembargadora Sanchotene tem apoio do TRF4 - tribunal malvisto pela política por chancelar decisões de Sergio Moro na Lava Jato - e Freitas está lotado no gabinete de Humberto Martins na presidência do STJ e é secretário-geral do Conselho da Justiça Federal.

O Bastidor listou abaixo os nomes dos aprovados, algumas de suas qualificações e de onde vieram os apoios políticos:

CNJ

  • Richard Pae Kim - juiz em São Paulo, atua hoje como magistrado auxiliar na corregedoria-geral do TSE. É próximo de Dias Toffoli, de quem foi assessor de gabinete e colega de turma na Faculdade de Direito da USP. Sua formação acadêmica lhe atrai naturalmente o apoio, mesmo que indireto, de outros ex-alunos da instituição, como Ricardo Lewandowski - que também é professor na entidade de ensino - e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes também tem apreço pelo nome do julgador.



  • Luiz Philippe Vieira de Mello - o vice-presidente do TST foi para o CNJ na vaga informalmente destinada à corte superior do trabalho no conselho. Antes de tornar-se ministro, o magistrado assessorou o pai (de quem herdou o nome) no tribunal superior trabalhista.


  • Jane Granzoto Torres da Silva - a desembargadora do TRT paranaense é próxima de Yone Frediani, desembargadora aposentada pela mesma corte e integrante da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Disputou em abril deste ano uma vaga na lista tríplice do TST que sagrou Morgana Richa como ministra.


CNMP

  • Jaime de Cassio Miranda - procurador-Geral da Justiça Militar, é próximo das Forças Armadas, inclusive de Jair Bolsonaro - tanto que propôs ao presidente a divisão do cargo de PGR, um focado em orçamento e admnistração e outro nas questões processuais. Sua nomeação como secretário-geral do CNMP por Augusto Aras é considerada um aceno do PGR ao capitão reformado.


  • Paulo Cezar dos Passos - procurador-geral adjunto de justiça institucional do Ministério Público, foi procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul (2016-2020) e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do MPs estaduais e da União. Foi apoiado principalmente pelo senador Nelsinho Trad e seu irmão, o deputado federal Fábio Trad, mas também pela senadora Soraya Thronicke.


  • Rinaldo Reis Lima - atual corregedor-geral do CNMP, é aliado de primeira hora de Augusto Aras. Foi responsável por abrir processos administrativos contra procuradores que atuaram na Lava Jato.


  • Daniel Carnio Costa - juiz da Justiça de São Paulo, está trabalhando atualmente no gabinete de Humberto Martins no STJ. Foi candidato de consenso do Superior Tribunal de Justiça para o CNMP. É especializado em recuperação judicial e falências, tendo participado do grupo de trabalho que reformou a lei sobre o tema.


  • Ângelo Fabiano Farias - considerado um dos procuradores mais políticos da classe. É citado por seus pares como alguém que chegou ao CNMP pelos contatos que fez durante a carreira e pelo apoio da base que já representou institucionalmente. Foi presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho e coordenador da Frente Associativa da Magistratura do Ministério Público. Também atuou na Corregedoria Nacional do MP.


Conflito à vista

03/05/2024 às 11:00

Novo julgamento sobre Marco Temporal deve estremecer ainda mais relação do STF com o Congresso.

Leia Mais

Empresas não esperavam o custo extra do fim da desoneração e pressionam senadores

Leia Mais

Empresa que captou dinheiro para o 1º de maio omitiu que o evento tinha ligação com sindicatos.

Leia Mais

1000% Hamas

01/05/2024 às 12:17

Evento das centrais tem vendinha com camisetas e faixas de apoio ao grupo terrorista.

Leia Mais

Senadores bolsonaristas querem minar relação com governo aos poucos para também prejudicar o STF.

Leia Mais

Julgamento de Jorge Seif tem críticas à defesa e à acusação, e ministros mandam voltar tudo de novo.

Leia Mais

A bolsa suspeita

30/04/2024 às 18:00

Paulo Dantas e Ronaldo Lessa são alvos de novo pedido de cassação; MPE pede multa a Renan Filho.

Leia Mais

Deu Pacheco no TST

30/04/2024 às 17:58

Lula escolhe candidato apoiado pelo presidente do Senado para assumir vaga no tribunal

Leia Mais

Mudança feita no programa é um lance do desentendimento do governo com o presidente do Senado

Leia Mais

Declaração reforça a mudança de rumo nas negociações que envolvem o apoio do ex-presidente a Nunes

Leia Mais

Justiça obriga Ferbasa e fundação ligada à empresa a liberarem papelada que comprovaria fraude.

Leia Mais

O pedido de vista no STF, que analisa a desoneração, já era esperado no Congresso e no governo

Leia Mais

STJ condena advogado e blogueiro bolsonarista a pagar indenização ao ministro por fake news

Leia Mais

Governo ignora apelos do movimento e indica afilhado do presidente da Câmara o Incra de Alagoas

Leia Mais

Quinquênio e renegociação de dívida de Minas são ameaças do presidente do Senado ao governo

Leia Mais