Oferta para Pereira

Alisson Matos
Publicada em 05/06/2023 às 18:00
Pereira é um dos cotados para substituir Lira na presidência da Câmara Foto: Câmara dos Deputados

Em meio às negociações para atrair o Republicanos para a base no Congresso, a articulação política de Lula, além de acenar para a oferta de ministérios, tem uma carga na manga para conquistar o potencial aliado: a possibilidade de apoiar Marcos Pereira para a presidência da Câmara em 2025.

Presidente do Republicanos, Pereira é um dos cotados para substituir Arthur Lira (PP-AL). O líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento, também disputa o cargo e é considerado favorito. Há, ainda, Felipe Carreras (PSB-PE), líder do maior bloco da Casa.

O deputado do União Brasil, no entanto, não conta com o apoio de influentes petistas, principalmente o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Foi Costa o principal responsável pela não ida de Elmar para o ministério de Lula. Eles são adversários na Bahia.

Já Pereira foi ministro da Indústria e Comércio no governo da ex-presidente Dilma Rousseff e tem um histórico de boa relação com o PT. Na atual legislatura, a bancada de seu partido declarou independência, mas conta com integrantes que trabalham para uma aproximação.

A possibilidade será levada em conta em encontro que deve ocorrer nos próximos dias entre Padilha e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O presidente do Republicanos e Elmar Nascimento, no momento, priorizam o apoio de Lira na disputa do ano que vem. Mas o governo acredita que, em caso de disputa entre os dois, o apoio do Palácio do Planalto será crucial. 

Exclusivo

Nas duas pontas

23/05/2025 às 06:00

Falências da Floralco e da Gam se cruzam e colocam administradora judicial na mira de credores

Leia Mais

Governo congela despesas para ficar no limite da meta fiscal e respeitar o arcabouço fiscal

Leia Mais

Anistia a Dilma

22/05/2025 às 14:28

Comissão reconhece abusos do Estado brasileiro contra a ex-presidente durante a ditadura militar

Leia Mais

Gleisi sem teto

22/05/2025 às 11:08

Parte de restaurante de Curitiba que será palco de homenagem à ministra desaba durante temporal

Leia Mais

Governo publica MP que amplia descontos na contatarifa social e promete mais concorrência no setor d

Leia Mais

Sem novo prazo, CPI das Bets caminha para o fim com vexames e sem avanços num campo obscuro

Leia Mais

Brigadeiro diz que Bolsonaro tentou impedir posse de Lula com apoio das Forças Armadas

Leia Mais

Indiciado pela PF por encomendar áudio falso de Lula é recebido por ministro cotado para sair

Leia Mais

CNJ dificulta criação de novos complementos salariais para juízes e servidores

Leia Mais

CCJ do Senado aprova PEC que acaba com reeleição e estabelece mandatos de 5 anos

Leia Mais

Em meio a acusações de credores, Justiça do MT aceita pedido de recuperação judicial do grupo Safras

Leia Mais

As contas do Rui

20/05/2025 às 18:58

Tribunal de Contas da Bahia contrariou área técnica ao aprovar gestão financeira de 2022 do petista

Leia Mais

Justiça americana aprova plano da Gol para se reestruturar e pagar dívida

Leia Mais

Dois se salvam

20/05/2025 às 18:04

Moraes diz que há elementos suficientes para abrir ação penal contra militares acusados de golpe.

Leia Mais

STF desmonta, de novo, a tese golpista do poder moderador das Forças Armadas

Leia Mais