O próximo Arthur Lira
Já é final de 2024 ou início de 2025 em setores da Câmara. No bloco do presidente da casa, Arthur Lira, há dois desejosos explícitos em sucedê-lo no cargo: o líder do grupo, Felipe Carreras (PSB-PE) e Elmar Nascimento (UB-BA). No segundo maior bloco da Câmara há Marcos Pereira do Republicanos.
Carreras e Nascimento —e outros— tentarão se viabilizar até o início de 2025 e estão certos de que Lira vai querer ter o controle sobre a escolha de seu sucessor. Esperam ser eles os escolhidos.
O presidente da Câmara, porém, não tem pressa para escolher quem apoiar. Já admitiu a aliados que, assim que começar a tratar de sua sucessão, perderá poder. Sua ideia é segurar as disputas internas o quanto puder. Sabe, porém, que precisa monitorar as movimentações.
Elmar Nascimento acha que tem vantagem. É mais próximo e leal a Lira há bastante tempo. Tem dito que manterá o estilo de liderança do atual presidente.
Marcos Pereira tentará se diferenciar de Lira no estilo - é menos truculento - mas gostaria do seu apoio. Não sabe se terá. O presidente da Câmara já andou dizendo que nada lhe deve. Cumpriu seu acordo de indicar o deputado Jhonatan de Jesus, do Republicanos, para a vaga do Tribunal de Contas da União, como combinado em 2018.
Nas duas pontas
Falências da Floralco e da Gam se cruzam e colocam administradora judicial na mira de credores
Leia MaisGoverno congela despesas para ficar no limite da meta fiscal e respeitar o arcabouço fiscal
Leia MaisComissão reconhece abusos do Estado brasileiro contra a ex-presidente durante a ditadura militar
Leia MaisParte de restaurante de Curitiba que será palco de homenagem à ministra desaba durante temporal
Leia MaisGoverno publica MP que amplia descontos na contatarifa social e promete mais concorrência no setor d
Leia MaisSem novo prazo, CPI das Bets caminha para o fim com vexames e sem avanços num campo obscuro
Leia MaisBrigadeiro diz que Bolsonaro tentou impedir posse de Lula com apoio das Forças Armadas
Leia MaisIndiciado pela PF por encomendar áudio falso de Lula é recebido por ministro cotado para sair
Leia MaisCNJ dificulta criação de novos complementos salariais para juízes e servidores
Leia MaisCCJ do Senado aprova PEC que acaba com reeleição e estabelece mandatos de 5 anos
Leia MaisEm meio a acusações de credores, Justiça do MT aceita pedido de recuperação judicial do grupo Safras
Leia MaisTribunal de Contas da Bahia contrariou área técnica ao aprovar gestão financeira de 2022 do petista
Leia MaisJustiça americana aprova plano da Gol para se reestruturar e pagar dívida
Leia MaisMoraes diz que há elementos suficientes para abrir ação penal contra militares acusados de golpe.
Leia MaisSTF desmonta, de novo, a tese golpista do poder moderador das Forças Armadas
Leia Mais