O novo orçamento secreto

Alisson Matos
Publicada em 04/07/2023 às 12:00
Um novo embate entre governo e Congresso está marcado Foto: Gabriela Biló/Folhapress

O governo Lula foi informado de que há um movimento na Câmara para tornar todas as emendas parlamentares obrigatórias. Trata-se de uma reação de deputados da base e da oposição à demora do Palácio do Planalto em liberar recursos e nomeações para cargos de aliados.

Hoje, as emendas individuais são de dois tipos: as impositivas, que o governo é obrigado a liberar, e as RP2, uma versão do orçamento secreto, que o Executivo define quando pagar. A ideia do Centrão é tornar as RP2 - ou emendas das comissões da Câmara e do Senado - também em impositivas.

Se o plano do Centrão for adiante, Lira e Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, recuperam o controle sobre o orçamento a tempo de favorecer aliados nas eleições municipais de 2024 e fazer seus sucessores no comando das casas.

A luta da articulação política será evitar a qualquer custo que o Congresso recupere o protagonismo na destinação de emendas, modelo que funcionou no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O governo Lula perderia poder em parte do orçamento e deixaria Arthur Lira com o controle da Câmara - na prática, ele voltaria a ser o político mais poderoso de Brasília.

Um deputado do PT disse que, caso o governo saia vitorioso com as pautas econômicas antes do recesso parlamentar, a discussão sobre as emendas será a grande batalha entre o Palácio do Planalto e o Congresso no segundo semestre.

Até o momento, diante das dificuldades que teve na articulação política, o governo tem liberado verbas a conta gotas para deputados e senadores. O critério adotado é atender os parlamentares na véspera de votações importantes - o que não tem A articulação foi deixada de lado nesta semana por conta da urgência das votações do projeto que retoma o voto de qualidade do Carf, do novo arcabouço fiscal e da reforma tributária.sido suficiente para sanar o apetite, segundo uma liderança petista.

Um dos motivos para o governo postergar a mudança em ministérios é, em último caso, ceder à pressão e abrir espaço para o Centrão em postos que comandam grandes orçamentos. O Bastidor já tratou da mudança no Turismo e da tentativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e aliados abocanharem a Saúde.


Contra Trump

01/04/2025 às 12:58

Governo e oposição se unem e aprovam projeto para retaliar tarifas impostas pelos EUA

Leia Mais

Dois desembargadores querem disputar a presidência, mas dependem da posição de Torres Garcia

Leia Mais

Agente da Abin afirma que governo Lula fez operação para hackear autoridades paraguaias

Leia Mais

Rei do Laranjal aparece em evento como representante de empresa que nega ser sua

Leia Mais

Acordo em dúvida

31/03/2025 às 12:27

Deputado da oposição tenta convocar ministra dos Povos Indígenas para falar sobre acerto com Ambipar

Leia Mais

E ainda tem multa

31/03/2025 às 12:19

Primeira Turma do STF forma maioria para obrigar Bolsonaro a pagar por propaganda irregular em 2022

Leia Mais

Moraes encerra investigação contra Bolsonaro por falsificar de cartão de vacinação

Leia Mais

A favor de Palocci

28/03/2025 às 16:04

Dias Toffoli vota para manter sua decisão que anula atos da Lava Jato contra Palocci

Leia Mais

Auditoria no Perse

28/03/2025 às 12:30

Após atingir limite de R$ 15 bilhões, programa será suspenso e auditado pela Receita Federal

Leia Mais

Menos um

27/03/2025 às 21:40

PGR pede arquivamento de investigação contra Jair Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

Leia Mais

Sem conseguir na Vale, governo emplaca ex-ministro da Fazenda no conselho da ex-estatal

Leia Mais

Inapta a funcionar

27/03/2025 às 18:00

Governo de São Paulo mantém decisão que cassou licença da distribuidora de combustíveis SSOil

Leia Mais

Para o fim da fila

27/03/2025 às 14:09

Supremo adia para maio julgamento de militares e policial acusados de tramar golpe de Estado

Leia Mais

Empresário terá de arcar com dívida tributária de 3,5 bilhões de reais da mineradora MMX

Leia Mais

Em acordo, Eletrobras dá mais vagas em conselhos ao governo e se livra de investir na Eletronuclear

Leia Mais