Muda, mas não muda
É verdade que o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski terá carta branca para montar o primeiro escalão do ministério da Justiça. Mas também é verdade que Lula impôs os nomes que deverão permanecer.
Entre eles não estão os de Ricardo Cappelli e Augusto de Arruda Botelho, ambos filiados ao PSB, partido que tinha esperança de ficar no comando do ministério dada a força política de Flávio Dino.
Lula se reuniu na noite de quarta-feira (10) com Lewandowski e Dino para acertar os detalhes da mudança. Um novo encontro, marcado para esta quinta-feira (11), deve preceder o anúncio. O presidente tratou da permanência, por exemplo, do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, e de petistas no ministério.
Lula, como disse um deputado ao Bastidor, é grato a Dino e Cappelli pelo desempenho de ambos no primeiro ano de governo, mas tem uma gratidão maior por Lewandowski, um dos responsáveis pela anulação da Lava Jato, mas “a autonomia do ex-ministro do STF vai até onde o presidente quer”.
O petista trata a indicação de Dino ao STF como uma recompensa à lealdade e à forma como conduziu as reações ao 8 de janeiro. Para Lula, interpreta um petista em conversa com a reportagem, Dino saiu por cima e não acolher a sua recomendação de deixar Cappelli no comando não é ingratidão.
A conversa de ontem à noite jogou um balde de água fria em Dino, mas o ministro ainda tentará cavar algo para seus aliados no encontro desta quinta.
As mudanças na pasta já começaram. O secretário-executivo adjunto da secretária-executiva do ministério foi exonerado do cargo.
O roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia Mais