Lula sabia de Gonçalves Dias no Planalto

Nonato Viegas
Publicada em 19/04/2023 às 12:58
Ministro Gonçalves Dias, chefe do GSI, e Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula tinha conhecimento da presença do ministro Gonçalves Dias (GSI) no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro deste ano, quando da invasão do prédio-sede da Presidência da República.

Nesta quarta-feira (19), a CNN Brasil veiculou imagens (aqui e aqui) que mostram o ministro circulando tranquilamente entre os invasores. Em dado momento, servidores do GSI até cumprimentam os golpistas.

Segundo fontes ouvidas pelo Bastidor, o próprio general da reserva havia informado o presidente de sua presença no Planalto naquele dia. De acordo com os relatos, Gonçalo Dias dissera a Lula que estava no prédio para ajudar na conteção de danos ao patrimônio público.

Lula, porém, não viu os vídeos em que o ministro aparece, segundo esses relatos. Mas o presidente tinha conhecimento das imagens. E publicamente reclamara de conivência de militares responsáveis pelo prédio público e servidores do GSI.

Em nenhum momento desde então, o presidente questionou seu ministro. Antes, porém, exonerou o general do Exército Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que chefiava o Comando Militar do Planalto.

Gonçalves Dias é um dos militares mais próximos de Lula. Foi ele quem chefiou a segurança da Presidência da República durante os dois mandatos do petista. Tem sua confiança.

Ele foi o responsável pelo esquema de segurança de Lula durante a campanha eleitoral e serviu de interlocutor com a caserna (aqui e aqui) enquanto Jair Bolsonaro pressionava seus comandantes a desqualificar as eleições (aqui, aqui, aqui e aqui).

O Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves

Leia Mais

Em afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro

Leia Mais

Filho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência

Leia Mais

Câmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas

Leia Mais

Justiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp

Leia Mais

Não pode assinar

06/05/2025 às 19:03

A pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master

Leia Mais

Plano de trabalho prevê votar isenção do IR em julho, mas questões do relator desautorizam otimismo

Leia Mais

Moraes e Fux trocam afagos enquanto STF torna réus mais 7 por participação na trama do golpe

Leia Mais

Alexandre de Moraes vota por receber denúncia contra o núcleo 4 de suspeitos da trama do golpe

Leia Mais

Irritada com demissão do ministro no caso do INSS, bancada do PDT na Câmara deixa base do governo

Leia Mais

Bradesco financia passagens com acesso ao FGTS; governo diz que uso é decisão do trabalhador

Leia Mais

Deputada pede que Gilmar Mendes afaste o presidente da CBF por suspeita de falsificação

Leia Mais

PGR pede para que STF aceite denúncia contra núcleo 4 do golpe, acusado de fake news sobre eleições

Leia Mais

Defensoria Pública da União pede que ministro se declare suspeito para julgar núcleo 4 do golpe

Leia Mais

Advogado da J&F pede ao ministro para trancar inquérito que investiga difamação dele a procurador

Leia Mais