Lira, Paes e Claudio Castro têm encontro com petistas no Rio de Janeiro

Publicada em 11/10/2021 às 12:00
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Um grupo bem heterogêneo vai se reunir nesta quarta-feira, 13 outubro, no Rio de Janeiro: além do prefeito Eduardo Paes (PSD) e do governador Claudio Castro (PL), estarão presentes o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), o presidente da Assembleia Legislativa, o petista André Ceciliano, e outros dirigentes do PT.

Oficialmente, é um evento para o lançamento de uma publicação, mas estão todos interessados em falar sobre a disputa presidencial e ao governo do Rio de Janeiro. Castro quer buscar a reeleição e não está certo de que embarcará na campanha como o candidato fluminense do presidente Jair Bolsonaro. Eles são próximos.

Ceciliano é pré-candidato ao governado fluminense, mas o PT no estado está disposto a renunciar à candidatura própria em troca de apoio ao ex-presidente Lula.

Já Paes diz ter candidato a governador, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, mas sua candidatura é negociável. O prefeito do Rio de Janeiro está disposto a negociar do aliado se Castro se afastar de Bolsonaro.

O interesse de Arthur Lira, além de medir a temperatura do apoio a Bolsonaro fora de Brasília, é construir interlocução nacional que garanta a sua reeleição no comando da Câmara em 2023. O PP no estado também ainda avalia sobre como se posicionar na disputa local.