Gastos secretos do Congresso: vêm aí as emendas de comissão

Nonato Viegas
Publicada em 09/11/2021 às 18:00
Foto: Futura Press/Folhapress

Com maioria formada no Supremo Tribunal Federal contra a emenda do relator, a chamada RP9, lideranças da Câmara, ligadas ao presidente da Casa, o deputado Arthur Lira, passam a discutir alternativas. Nenhuma que seja mais transparente.

Uma saída possível para as falecidas emendas do relator são as emendas de comissão, hoje pouco usadas. A exemplo das chamadas RP9, não se sabe, com elas, a identidade dos responsáveis pelas indicações.

Na última sexta-feira, 5, a ministra do STF Rosa Weber determinou a suspensão dos repasses. Embora haja maioria pelo fim da modalidade de transferência oculta de recursos, os ministros ainda podem mudar de posição até amanhã, 10.

Mantida a proibição das RP9, as emendas de comissão serviriam como uma luva para a substituição da modalidade de transferência de dinheiro. Cada comissão pode apresentar até 8 emendas.

Funcionaria desta forma: Lira e o governo definiriam qual comissão e para qual emenda liberariam o dinheiro após um acordo prévio e individual. No papel, as emendas seriam liberadas para a comissão; na prática, atenderiam ao interesse de um parlamentar.

Na próxima quinta-feira, 11, portanto após a decisão definitiva do Supremo, a Comissão Mista de Orçamento vai se reunir para discutir o tema.

O fim de emendas que permitem ocultar o parlamentar responsável por indicar para onde vai o dinheiro seria uma dor de cabeça para Arthur Lira, que mantém sob rígido controle a chave do cofre na Câmara, e ao governo, que utiliza a RP9 como instrumento de controle de sua base.

Contra Trump

01/04/2025 às 12:58

Governo e oposição se unem e aprovam projeto para retaliar tarifas impostas pelos EUA

Leia Mais

Dois desembargadores querem disputar a presidência, mas dependem da posição de Torres Garcia

Leia Mais

Agente da Abin afirma que governo Lula fez operação para hackear autoridades paraguaias

Leia Mais

Rei do Laranjal aparece em evento como representante de empresa que nega ser sua

Leia Mais

Acordo em dúvida

31/03/2025 às 12:27

Deputado da oposição tenta convocar ministra dos Povos Indígenas para falar sobre acerto com Ambipar

Leia Mais

E ainda tem multa

31/03/2025 às 12:19

Primeira Turma do STF forma maioria para obrigar Bolsonaro a pagar por propaganda irregular em 2022

Leia Mais

Moraes encerra investigação contra Bolsonaro por falsificar de cartão de vacinação

Leia Mais

A favor de Palocci

28/03/2025 às 16:04

Dias Toffoli vota para manter sua decisão que anula atos da Lava Jato contra Palocci

Leia Mais

Auditoria no Perse

28/03/2025 às 12:30

Após atingir limite de R$ 15 bilhões, programa será suspenso e auditado pela Receita Federal

Leia Mais

Menos um

27/03/2025 às 21:40

PGR pede arquivamento de investigação contra Jair Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

Leia Mais

Sem conseguir na Vale, governo emplaca ex-ministro da Fazenda no conselho da ex-estatal

Leia Mais

Inapta a funcionar

27/03/2025 às 18:00

Governo de São Paulo mantém decisão que cassou licença da distribuidora de combustíveis SSOil

Leia Mais

Para o fim da fila

27/03/2025 às 14:09

Supremo adia para maio julgamento de militares e policial acusados de tramar golpe de Estado

Leia Mais

Empresário terá de arcar com dívida tributária de 3,5 bilhões de reais da mineradora MMX

Leia Mais

Em acordo, Eletrobras dá mais vagas em conselhos ao governo e se livra de investir na Eletronuclear

Leia Mais