CPI teve dificuldade em investigar hospitais federais no Rio

Nonato Viegas
Publicada em 21/09/2021 às 18:00
Foto: Claudio/FramePhoto/Folhapress

Embora traga uma seção em seu relatório final dedicada aos hospitais federais do Rio de Janeiro, a CPI da Pandemia, com o que se apurou até agora, não trará informações sobre envolvimento de milícias ou corrupção envolvendo indicados do senador Flávio Bolsonaro, como afirmou o ex-governador Wilson Witzel à comissão.

A comissão teve dificuldade de avançar nos temas. De acordo com uma fonte ligada às investigações, as testemunhas ouvidas pelos senadores, mesmo sob sigilo, tinham medo de falar e, embora tenham dito que “ouviram alguma coisa”, faltou até aqui "evidências fáticas" de corrupção envolvendo o filho zero um do presidente Jair Bolsonaro ou de milicianos.

Para a mesma fonte ouvida por Bastidor, seria preciso pedir o trabalho da Polícia Federal. Uma apuração em fevereiro de 2019 foi aberta para verificar as ameaças sofridas pelo então ministro Luiz Henrique Mandetta após ele mexer na gestão dos hospitais federais, mas, de acordo com a CPI, não houve avanço nas investigações – ou se houve, não foram compartilhadas com a comissão.

Em fevereiro de 2019, a Polícia Federal investigou ameaças contra Mandetta depois de ele trocar a diretoria do Hospital-Geral de Bonsucesso. Um colaborador e amigo de Mandetta na Saúde, o médico Júlio Leão, declarou à imprensa na ocasião: “A Polícia Federal está trabalhando nesse processo. As milícias estavam comandando os hospitais federais. Ele [Mandetta] tira de letra essas ameaças”.

Na mesma época, Flávio Bolsonaro criticou publicamente as mudanças realizadas por Mandetta nos hospitais. “Esclareço que não tenho nenhuma participação/responsabilidade na nomeação do Sr. Paulo Cotrim”, escreveu, acrescentando: “Ao contrário, se eu tivesse sido consultado diria para não nomeá-lo.” Logo depois, Cotrim, indicado por Mandetta para gerir o Hospital de Bonsucesso, foi exonerado do cargo.

Em 16 de junho, o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, em depoimento à CPI da Pandemia, afirmou haver influência de milícia na gestão de contratos nos hospitais federais do Rio de Janeiro e que o filho do presidente tinha influência nas escolhas dos gestores do Ministério da Saúde no estado.

Contra Trump

01/04/2025 às 12:58

Governo e oposição se unem e aprovam projeto para retaliar tarifas impostas pelos EUA

Leia Mais

Dois desembargadores querem disputar a presidência, mas dependem da posição de Torres Garcia

Leia Mais

Agente da Abin afirma que governo Lula fez operação para hackear autoridades paraguaias

Leia Mais

Rei do Laranjal aparece em evento como representante de empresa que nega ser sua

Leia Mais

Acordo em dúvida

31/03/2025 às 12:27

Deputado da oposição tenta convocar ministra dos Povos Indígenas para falar sobre acerto com Ambipar

Leia Mais

E ainda tem multa

31/03/2025 às 12:19

Primeira Turma do STF forma maioria para obrigar Bolsonaro a pagar por propaganda irregular em 2022

Leia Mais

Moraes encerra investigação contra Bolsonaro por falsificar de cartão de vacinação

Leia Mais

A favor de Palocci

28/03/2025 às 16:04

Dias Toffoli vota para manter sua decisão que anula atos da Lava Jato contra Palocci

Leia Mais

Auditoria no Perse

28/03/2025 às 12:30

Após atingir limite de R$ 15 bilhões, programa será suspenso e auditado pela Receita Federal

Leia Mais

Menos um

27/03/2025 às 21:40

PGR pede arquivamento de investigação contra Jair Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

Leia Mais

Sem conseguir na Vale, governo emplaca ex-ministro da Fazenda no conselho da ex-estatal

Leia Mais

Inapta a funcionar

27/03/2025 às 18:00

Governo de São Paulo mantém decisão que cassou licença da distribuidora de combustíveis SSOil

Leia Mais

Para o fim da fila

27/03/2025 às 14:09

Supremo adia para maio julgamento de militares e policial acusados de tramar golpe de Estado

Leia Mais

Empresário terá de arcar com dívida tributária de 3,5 bilhões de reais da mineradora MMX

Leia Mais

Em acordo, Eletrobras dá mais vagas em conselhos ao governo e se livra de investir na Eletronuclear

Leia Mais