Ciro quer levar Gilberto Occhi para o Planalto

Diego Escosteguy
Publicada em 21/07/2021 às 16:11
Foto: FramePhoto/Folhapress

Caso seja confirmado na Casa Civil, o senador Ciro Nogueira quer levar para sua trincheira no Planalto um de seus principais homens de confiança: Gilberto Occhi. Ele ocuparia a Secretaria-Executiva da Casa Civil.

Acusado de cobrar propina de empresários, Occhi foi presidente da Caixa e ministro da Saúde no governo de Michel Temer - sempre com o patrocínio de Ciro. Occhi sempre negou ter participado do esquemas descobertos pela Lava Jato, seja no governo de Dilma Rousseff, seja no governo de Temer. Hoje, por indicação de seu padrinho, participa da gestão da Saúde no governo de Brasília, de Ibaneis Rocha.

Foi Occhi que, como ministro da Saúde, fechou, em julho de 2018, o contrato milionário de distribuição de cargas com a VTCLog (antiga Voetur) - meses antes, Occhi sucedera Ricardo Barros no comando da pasta. Naquele momento, indicados de Ciro e de Arthur Lira comandavam as canetas da Saúde.

Os negócios da turma dessa empresa com o grupo de Ciro estão sob escrutínio da CPI da Pandemia, da PF e do Ministério Público. Occhi está sob risco.