Acordão secreto provocou ordem de prisão de ex-diretor da Saúde

Diego Escosteguy
Publicada em 07/07/2021 às 18:04
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz, deu ordem de prisão há pouco (quarta à tarde) a Roberto Dias, o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, porque detém informações privilegiadas acerca do que o ex-homem do centrão na pasta sabe e relata reservadamente poder provar. Também tem ciência de que essas informações - que constituem um dossiê - foram usadas como moeda na madrugada de ontem para um armistício secreto entre os dois grupos implicados nas suspeitas de corrupção nos contratos de vacinas.

Aziz e outros integrantes da CPI foram informados por interlocutores de Dias que o dossiê preparado por ele contém, entre outros documentos, emails da Casa Civil ao Ministério da Saúde. Essas comunicações mostram, de acordo com o relato reputado como crível pelos senadores, que o Planalto dera a ordem para a compra da Covaxin - e para a rejeição da Pfizer. Implicariam especialmente os dois principais militares que estiveram à frente da pasta da Saúde e hoje estão no Planalto: Eduardo Pazuello e Elcio Franco (ex-número dois do ministério).

O presidente da CPI esperava, portanto, que o depoimento de Roberto Dias, homem apoiado pelo centrão, em especial pelo PP de Ricardo Barros e Ciro Nogueira, esclareceria a atuação do núcleo militar nos casos dos contratos das vacinas. Como se viu, isso não aconteceu. Dias apenas disse que a responsabilidade pela negociação das vacinas cabia a Elcio Franco. E negou ter pedido propina, naturalmente.

Os movimentos ameaçadores de Dias e seus aliados antes do depoimento conduziram a negociações discretas, na madrugada de ontem, com pessoas próximas ao governo, de acordo com duas fontes com conhecimento direto das tratativas. Selou-se um armistício entre os dois grupos que dividiam poder na Saúde: centrão e militares. (Hoje, dividem suspeitas de corrupção.)

Aziz e outros senadores tomaram conhecimento da trégua. Como Dias logo mostrou que não entregaria ninguém, Aziz se irritou e chegou a mencionar publicamente os emails da Casa Civil e o próprio dossiê.

Como o ex-homem do centrão alegou que encontrou por acaso, num chope, o PM que dizia vender vacinas, Aziz viu a abertura para dar voz de prisão por falso testemunho. As mensagens de áudio que estavam no celular entregue por ele à CPI indicam que o encontro fora marcado.

Seja correta, seja equivocada, a decisão severa de Aziz tem potencial para atrapalhar o acordão entre os grupos. Os dois lados temem o desenrolar do caso Covaxin. Apesar das investigações do Ministério Público e da Polícia Federal, os operadores envolvidos no contrato da vacina indiana preocupam-se com a exposição imediata na CPI.

Quanto mais a comissão conseguir jogar luz no caso Covaxin, maiores as chances de que os grupos desentendam-se novamente. É a briga entre eles que pode produzir as respostas mais céleres às suspeitas que pairam no caso.

Entregou a bola

19/05/2025 às 16:33

Ednaldo Rodrigues desiste de ação no STF para voltar à presidência da CBF

Leia Mais

Ministro Gilmar Mendes nega pedido de liminar e mantém eleição na CBF marcada para domingo (25)

Leia Mais

Flávio Dino marca audiência para tratar de crescimento de emendas que governo é obrigado a pagar

Leia Mais

Empresário preso em investigação sobre venda de sentenças no STJ tinha contato com assessores

Leia Mais

Eleição, não

16/05/2025 às 16:54

Afastado, Ednaldo Rodrigues pede ao Supremo que impeça a CBF de escolher seu sucessor

Leia Mais

Após perder apoio de federações, presidente afastado da CBF aposta na ajuda de Gilmar Mendes

Leia Mais

Lula tentou, mas não conseguiu, pacificar a relação entre Alexandre Silveira e Davi Alcolumbre

Leia Mais

As gafes da primeira-dama, como a cometida na China, causam problemas a Lula e à diplomacia

Leia Mais

SOS, Gilmar Mendes

15/05/2025 às 20:54

Ednaldo Rodrigues recorre ao ministro do Supremo contra a decisão de tirá-lo da CBF

Leia Mais

Cartão vermelho

15/05/2025 às 17:53

Justiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e pede novas eleições

Leia Mais

J&F e Paper anunciam acordo e encerram disputa pela Eldorado Celulose após 8 anos

Leia Mais

MP que cria regras do novo mercado de energia e isenção de tarifa vai atrasar

Leia Mais

Suspeito de ser operador de Andreson de Oliveira Gonçalves é preso por obstrução de justiça

Leia Mais

Flávio Dino aceita explicação da Câmara sobre frase de Sóstenes Cavalcante em relação a emendas

Leia Mais

Primeira Turma do Supremo condena deputada à prisão por invasão do sistema do CNJ

Leia Mais