TCU aponta que cúpula da Saúde não monitora deficiências digitais do SUS
A evolução digital da Saúde Pública brasileira não recebe a atenção que deveria da cúpula do Ministério da Saúde. A constatação é apresentada em relatório do TCU para acompanhamento dos atos da pasta (a partir de 2018) relacionados ao desenvolvimento de sistemas de informação. A análise desse parecer foi realizada pelos ministros no último dia 15.
Eles até enxergaram avanços promovidos pela pasta, mas consideraram que ainda há muito o que melhorar. Para tentar auxiliar a Saúde, sugeriram que a Secretaria de Fiscalização de TI da corte ajude os técnicos da pasta, que têm apresentado "resultados pelas suas iniciativas próprias, com base na sua visão, sem o apoio explícito e formal da alta administração".
Segundo os analistas do TCU, além da falta de interesse da direção da Saúde, o comitê criado para tratar do assunto "não avalia, direciona e monitora a gestão da TI". Os técnicos também alertaram que a gestão dos riscos decorrentes da digitalização não são discutidos nunca.
A unificação dos sistemas de informação relacionados ao Sistema Único de Saúde foi um dos problemas enfrentados pelo Brasil durante a pandemia. O tema sempre era citado pelo então ministro Luiz Henrique Mandetta a cada novo erro na contabilização de infectados e mortos ou pela demora na divulgação dos dados.
Nos últimos meses, os bancos de dados e sistemas do SUS também foram alvo de sucessivas e exitosas invasões digitais. O Ministério da Saúde não tem uma política efetiva de defesa cibernética.
Sem novo prazo, CPI das Bets caminha para o fim com vexames e sem avanços num campo obscuro
Leia MaisBrigadeiro diz que Bolsonaro tentou impedir posse de Lula com apoio das Forças Armadas
Leia MaisIndiciado pela PF por encomendar áudio falso de Lula é recebido por ministro cotado para sair
Leia MaisCNJ dificulta criação de novos complementos salariais para juízes e servidores
Leia MaisCCJ do Senado aprova PEC que acaba com reeleição e estabelece mandatos de 5 anos
Leia MaisEm meio a acusações de credores, Justiça do MT aceita pedido de recuperação judicial do grupo Safras
Leia MaisTribunal de Contas da Bahia contrariou área técnica ao aprovar gestão financeira de 2022 do petista
Leia MaisJustiça americana aprova plano da Gol para se reestruturar e pagar dívida
Leia MaisMoraes diz que há elementos suficientes para abrir ação penal contra militares acusados de golpe.
Leia MaisSTF desmonta, de novo, a tese golpista do poder moderador das Forças Armadas
Leia MaisIndicações para ANP e Aneel ignoradas por Alexandre Silveira causaram crise com presidente do Senado
Leia MaisAdvogados de militares acusados de participar de golpe dizem que plano para matar Lula não era sério
Leia MaisPGR pede para que todos os integrantes do Núcleo 3 do golpe se tornem réus
Leia MaisEmpresas que aprovam sistemas de apostas são estrangeiras; duas são de um paraíso das bets ilegais
Leia MaisCVM suspende Caramuru Alimentos S.A. e Sanesalto Saneamento S.A. do mercado mobiliário
Leia Mais