Os mais cotados em SP para a vaga de desembargador no TRF-3

Brenno Grillo
Publicada em 26/01/2022 às 06:00
Rita Nolasco, no canto superior esquerdo; Raquel Novais, no canto superior direito, e Marcelo Vieira de Campos, na parte inferior da foto. Foto: Reprodução/Facebook/Machado Meyer/YouTube/Sinprofaz

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região terá um novo desembargador este ano. Só não se sabe quando a OAB escolherá os nomes. A votação marcada para o próxima dia 28 foi postergada para uma data ainda a ser definida - o motivo alegado foi a piora na pandemia com a variante ômicron.

Esse adiamento muda as forças que ajudarão a levar um advogado ao TRF-3. Agora, votarão os conselheiros federais que foram eleitos no fim de 2021 - e não aqueles das gestões anteriores, como aconteceria antes da alteração da data. 

Dois grupos principais vão disputar essa vaga: os advogados de São Paulo e os de Mato Grosso do Sul - que são os estados abrangidos pela competência do tribunal. O Bastidor mostrou quais são os nomes sul-mato-grossenses mais cotados para figurar na lista sêxtupla que será votada pelos conselheiros federais da OAB. (Essa lista depois será reduzida a três indicados pelo TRF-3 ,e então analisada por Jair Bolsonaro.)

Em São Paulo, os nomes mais fortes são os de Raquel Cristina Ribeiro Novais, Rita Dias Nolasco e Marcelo Vieira de Campos. Novais é sócia do Machado Meyer, um dos principais escritórios de advocacia do país (com muita força dentro da OAB). É elogiada por integrantes da Ordem em São Paulo e no Conselho Federal, em Brasília.

Nolasco é procuradora da Fazenda Nacional e tem sua força no 'classismo' do grupo. Entretanto, advogados ouvidos pelo Bastidor afirmaram que o grupo que cuida da arrecadação estatal (em todas as esferas) já tem participação demais.

Também pode atrapalhar os planos da procuradora o fato de ela ter sido conselheira da gestão anterior na OAB-SP - encabeçada por Caio Augusto Silva dos Santos e que perdeu as eleições realizadas em novembro do ano passado para um novo grupo, liderado por Patrícia Vanzolini e Leonardo Sica. 

Além disso, Nolasco teve sua candidatura impugnada pela Ordem por não cumprir os requisitos mínimos necessários para disputar a vaga no TRF-3. As razões desse impedimento não são divulgadas pela OAB e estão sendo analisadas em recurso.

Outro que teve sua candidatura impugnada por não preencher requisitos mínimos e é bem cotado na disputa foi Marcelo Vieira de Campos - que também aguarda análise de recurso. Apesar desse entrave, ele tem a seu favor o fato de ser juiz eleitoral e o apoio dos advogados paulistas que atuam nessa área do Direito.

Mas, como a data da sabatina foi alterada, um novo processo de seleção deverá ser iniciado. Não se sabe se os recursos serão julgados. E esse reinício isso pode ajudar um candidato que era favorito antes dessa mudança de cenário, o advogado José Roberto Sodero Victorio.

Victorio - segundo afirmaram ao Bastidor dois advogados que militam na política da Ordem - tinha um acordo com Caio Augusto, ex-presidente da seccional paulista da OAB, para colocar o nome do candidato como um dos mais votados na lista sêxtupla. Mas o novo contexto transformou sua vantagem em peso político.

Caio Augusto disse ao Bastidor que o acordo por apoio é "especulação", porque Victorio foi presidente da comissão de Direito Previdenciário da OAB-SP. "Essas decisões saem da minha responsabilidade, ainda mais que já deixei a presidência da Ordem paulista. Nunca fiz acordo nenhum com ninguém em relação ao quinto constitucional", afirmou.

Além desses nomes, correm por fora:

O Bastidor tentou contatar o advogado José Roberto Sodero Victorio, mas não obteve resposta até a publicação desta notícia.

Avanço da PEC do Quinquênio é compromisso de Pacheco e Alcolumbre com integrantes do Judiciário

Leia Mais

Pressa para gastar

18/04/2024 às 19:00

Plenário do Senado começará a decidir sobre a PEC do Quinquênio a partir da próxima semana

Leia Mais

Governo volta a colocar Alexandre Padilha no centro do controle das emendas parlamentares

Leia Mais

Defesa de Bolsonaro é apenas uma justificativa para ato de pré-campanha eleitoral

Leia Mais

CCJ do Senado aprovou projeto que reintegra o quinquênio aos salários do Judiciário.

Leia Mais

Salomão retirou Moro do procedimento que suspendeu a atuação de quatro magistrados federais.

Leia Mais

MP no CNJ e defesa de magistrados alegam não haver razão para corregedoria processar quarteto.

Leia Mais

Pacheco segura

16/04/2024 às 15:14

Senador atende ao governo e adia sessão do Congresso que vai analisar vetos de Lula

Leia Mais

Após demitir primo do presidente da Câmara, governo recorre ao deputado para escolher substituto.

Leia Mais

Nísia Trindade volta ao Congresso e ouve críticas diretas sobre a falta de repasses na Saúde.

Leia Mais

Manobra derrubada

16/04/2024 às 13:29

Decisão de diretor-geral da ANM, que aumentou beneficiários do CFEM, é derrubada por colegas

Leia Mais

Forçou a barra

16/04/2024 às 09:11

Salomão truca Barroso no plenário do CNJ.

Leia Mais

Decisões de Salomão para afastar juízes do TRF4 não explicam direito razões para tirá-los dos cargos

Leia Mais

O Rei Salomão

15/04/2024 às 14:42

Corregedor Nacional de Justiça afasta, sozinho e sem PAD, quatro juízes que atuaram na Lava Jato.

Leia Mais

AGU discorda de resolução do governo do Pará que delega às cidades a competência para licenciamento

Leia Mais